Estação de Parangaba passa por reposição de telhado e reparos no prédio

12 de agosto de 2009 - 03:00

Teve início nesta semana os serviços de reposição de todo o madeiramento retirado da Estação Ferroviária de Parangaba para seu rebaixamento e reforma. O prédio que foi rebaixado em 3,5 metros em relação ao nível da rua para permitir a construção de um elevado do Metrô de Fortaleza naquele trecho da cidade, também será retelhado, voltando a apresentar as características arquitetônicas originais.  A drenagem do terreno já foi concluída.

 

Segundo Antônio de Pádua Rodrigues, responsável pela obra, o madeiramento deve acontecer paralelo aos serviços de reparos no prédio. Algumas telhas serão trocadas por novas do mesmo modelo sem qualquer prejuízo da composição arquitetônica. As telhas ainda servíveis passarão por processo de lavagem, por hidrojateamento para a mostrar suas cores originais.

 

O serviço de rebaixamento e restauração, obra pioneira no Estado, foi realizado pela Secretaria da Infraestrutura do Estrado (Seinfra) e incluem ainda a restauração do prédio para a instalação de equipamentos para a utilização do público em geral como uma ilha digital e o acervo histórico da própria estação e a urbanização no seu entorno. Estão sendo investidos R$ 794 mil oriundos do Tesouro do Estado, devendo terminar neste mês de agosto.

 

A estação foi desmontada peça por peça, inclusive com a retirada de todo o telhado da edificação de forma a evitar danos a estrutura. Em seguida foi feita a escavação do terreno ao redor e de todo o seu interior para, em seguida serem feitas as amarrações das paredes com estacas e a colocação de um suporte subterrâneo da base com chapas de aço para somente assim ser realizado o rebaixamento com segurança à estrutura do prédio.