Resultado de habilitação para projetos de expansão do Terminal sai nesta sexta-feira

12 de agosto de 2009 - 03:00

Será divulgada na próxima sexta-feira (14), às 16h30 pela Comissão Central de Concorrências (CCC), da Procuradoria Geral do Estado (PGE), o resultado da fase de habilitação do consórcio Ram/Planave que concorreu à licitação para a elaboração de estudos e projetos relacionados à ampliação do Terminal Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante. Os estudos visam dar continuidade a ampliação daquele terminal, cuja primeira etapa está sendo a construção do Terminal de Múltiplo Uso (TMUT). Se considerada habilitada ao serviço será marcada a data de abertura das propostas técnicas e de preços. O serviço está orçado em R$ 7.5254.232,00 milhões oriundos do Tesouro do Estado.

 

Com a licitação, a Seinfra está contratando o estudo dos projetos das obras de ampliação do TMUT, que visam fornecer melhorias de acesso e demais instalações e projetos conceituais dos dois píeres de granéis líquidos para as operações da Refinaria Premium II da Petrobrás e o berço de granéis sólidos para a operação da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN).

 

Os projetos, conforme o Edital n. ° 006/09 é do tipo “off-shore” (no mar)  e compreendem uma nova ponte de acesso ao quebra-mar existente  com cerca de 1.800 metros de extensão; Pavimentação de 1.000 metros sobre do quebra-mar; a construção de 1.600 metros de cais acostável com três berços de atracação; 190.000 metros quadrados para pátio de cargas; edificações de apoio e elaboração de projetos conceituais para a implantação de dois píers para a CFN e Petrobrás, que deverão se prolongar para o norte do atual quebra-mar do Terminal Portuário.