Obras do Metrô de Fortaleza são retomadas nesta quinta

13 de agosto de 2009 - 03:00

O governador Cid Gomes informou nesta quarta-feira (12), em Brasília, que as obras do Metrô de Fortaleza serão retomadas a partir desta quinta-feira, dia 13. A decisão foi comunicada ao chefe do executivo por representantes do consórcio construtor. “A retomada das obras é importante e foi comunicada ao Estado. Todos nós esperamos agora que o TCU (Tribunal de Contas da União) resolva a questão até o fim de setembro para que não ocorra nova paralisação”, disse o governador.

Durante esta tarde, o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele, recebeu em reunião representantes do consórcio construtor Queiroz Galvão/Camargo Corrêa, técnicos de acompanhamento, execução e fiscalização das obras do metrô para acertarem os detalhes do cronograma de retorno aos trabalhos. De acordo com Adail Fontenele, o consórcio garantiu que a partir desta quinta-feira 60% dos trabalhadores voltarão ao trabalho e até a próxima segunda-feira (17) a adesão dos operários será de 100%. “Todos os trabalhadores estão sendo mobilizados, por parte das empresas, para amanhecerem nas frentes de trabalho”, disse Adail Fontenele.

Nesta quinta-feira, o secretário da Infraestrutura visitará algumas frentes de trabalho para acompanhar o reinício das obras. Às 11 horas, ele estará na Estação São Benedito (Centro) e, em seguida, irá para a rua Wenefrido Melo, no Mondubim, local de maior concentrarão dos operários. A decisão da retomada das obras por parte do consórcio foi justificada pela mobilização da população e pelo apelo do governo estadual para que não haja prejuízos a conclusão do Metrô de Fortaleza. “O atraso ocasionado pela paralisação será recompensado”, garantiu Urbano Andrade, representante do consórcio construtor. “Quando as obras voltarem ao normal, o número de trabalhadores vai saltar de 800 para 2 mil pessoas”, acrescentou. Ele informou ainda que os 80 operários que pediram demissão serão contatados para retornarem ao Metrô.
A obra para construção do Metrô será retomada 42 dias após a paralisação, ocorrida dia 1º de julho. A suspensão dos trabalhos aconteceu pela decisão do TCU de reter previamente 71% dos valores pagos ao consórcio construtor. A expectativa é que o Tribunal julgue o processo relativo à retenção dos repasses até o fim de setembro.

Ainda no encontro entre o secretário da Seinfra, representantes do consórcio e técnicos do Metrô de Fortaleza foi apresentado o cronograma de atividades que deverá ser executado até o fim deste ano:
Conclusão das edificações e infraestrutura do centro de manutenção; Conclusão das estações Vila das Flores, Jereissati, Maracanaú, Novo Maracanaú, Pajuçara, Alto Alegre, Aracapé, Conjunto Esperança, Mondubim, Manoel Sátiro e Parangaba; Construção da estação Vila Pery; Conclusão das obras civis da subestação de Pajuçara; Continuidade das obras da passagem inferior de veículos e pedestres da Av. Wenefrido Melo; Conclusão do viaduto rodoviário da rua Nereu Ramos; Conclusão do elevado de Parangaba (exceto trecho da estação antiga); Construção da infraestrutura dos trechos Aracapé até o início do elevado de Parangaba; Construção do Viaduto Rodoviário da Rua Desembargador Praxedes;
Início das obras de infraestrutura do final do elevado até o viaduto da Rua Costa Mendes;
Demolição dos viadutos ferroviários sobre a Rua Padre Cícero e Av. Carapinima;
Remoção dos aterros de acesso do viaduto sobre a Av. Carapinima; Início da construção da transição do trecho em superfície para o trecho subterrâneo (túnel); Continuidade das obras das estações Benfica e São Benedito; Continuidade da escavação Invertida entre a estação São Benedito e estação Lagoinha.
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado:
Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 3101.6247