Secretário vê de perto o retorno da obras na Estação São Benedito

13 de agosto de 2009 - 03:00

Os trabalhos do Metrô de Fortaleza foram retomados após 42 dias de paralisação. O consórcio que constrói o metrô começou a remobilizar nesta quinta-feira (13) os seus empregados para as diversas frentes de serviços. O secretário da Infrastrutura, Adail Fontenele, acompanhados de técnicos de acompanhamento, execução e fiscalização das obras do Metrofor e diretores da empresa executora e imprensa, visitou pela manhã os trabalhos na estação São Benedito, na avenida Tristão Gonçalves, no Centro. Atualmente 75% das obras civis da linha sul, que liga Maracanaú a Fortaleza estão concluídas.

“Estou satisfeito com a retomada bem como a garantia de que os serviços não terão seu cronograma atingido”, destacou diante da afirmação dos representantes do consórcio de que, caso o Tribunal de Contas da União (TCU) seja favorável a empresa na questão da retenção de parcela do pagamento pela obra por parte do Metrofor, incrementará os serviços, inclusive com a contratação de mais trabalhadores – atingindo 2 mil operários -, com vista a entrega da obra no prazo previsto: dezembro de 2010. Hoje cerca de 500 funcionários do consórcio trabalham em diversos pontos da obra, mas este número deve crescer para 800 já na próxima segunda-feira (17). Segundo o Secretário, a expectativa é de que em setembro de 2010, cheguem da Itália os primeiros trens comprados pelo Governo do Estado mediante licitação internacional para o início dos testes da plataforma. 

A obra de construção do Metrô estava paralisada desde o dia 1º de julho, devido a decisão do TCU de reter previamente 71% dos valores pagos ao consórcio construtor. A expectativa é que o Tribunal julgue o processo relativo à retenção dos repasses até o fim de setembro. O túnel subterrâneo do metrô já está 60% pronto, o que compreende da avenida Tristão Gonçalves até o primeiro viaduto da avenida Padre Cícero. Sobre as estações estão prontas a de São Benedito e Benfica restando apenas as de Lagoinha e a nova João Felipe.

Os trabalhos seguirão o seguinte cronograma, com previsão de conclusão até o final deste ano: Conclusão das edificações e infraestrutura do centro de manutenção; Conclusão das estações Vila das Flores, Jereissati, Maracanaú, Novo Maracanaú, Pajuçara, Alto Alegre, Aracapé, Conjunto Esperança, Mondubim, Manoel Sátiro e Parangaba; Construção da estação Vila Pery; Conclusão das obras civis da subestação de Pajuçara; Continuidade das obras da passagem inferior de veículos e pedestres da Av. Wenefrido Melo; Conclusão do viaduto rodoviário da rua Nereu Ramos; Conclusão do elevado de Parangaba (exceto trecho da estação antiga); Construção da infraestrutura dos trechos Aracapé até o início do elevado de Parangaba; Construção do Viaduto Rodoviário da Rua Desembargador Praxedes; Início das obras de infraestrutura do final do elevado até o viaduto da Rua Costa Mendes; Demolição dos viadutos ferroviários sobre a Rua Padre Cícero e Av. Carapinima; Remoção dos aterros de acesso do viaduto sobre a Av. Carapinima; Início da construção da transição do trecho em superfície para o trecho subterrâneo (túnel); Continuidade das obras das estações Benfica e São Benedito; Continuidade da escavação Invertida entre a estação São Benedito e estação Lagoinha.