Pecém recebe novo carregamento de GNL

14 de agosto de 2009 - 03:00

O Terminal de Regaseificação do Pecém recebe amanhã, sábado (15), a partir das 6 horas, o navio Gemmata, da Shell, com cerca de 130 mil metros cúbicos de Gás Natural Liquefeito (GNL), importados de Trinidad, pela Petrobras. A carga será repassada para os navios Golar Spirit, já atracado naquele terminal operado pela Transpetro, e o Golar Winter, que aportará no dia seguinte, domingo (16), vindo do Rio de Janeiro. O gás será transferido para ambas às embarcações para processo de regaseificação. Esta é a segunda carga de gás da empresa que chega aquele terminal, que já opera desde janeiro deste ano.

 

Segundo a programação da Companhia de Gestão Portuária (Cearáportos), vinculada à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), o Golar Spirit receberá 70 mil metros cúbicos do GNL. Em seguida desatracará ficando em área próxima, enquanto o Golar Winter, aportará para o transbordo de 60 mil metros cúbicos do combustível, partindo em seguida para o Rio de Janeiro onde fará a operação de regaseificação. A operação deverá ser concluída na segunda-feira (17). O gás natural regaseificado no Golar Spirit deverá seguir para as usinas termelétricas TermoCeará e TermoFortaleza e o campo de Guamaré (RN) por meio de dutos. O Golar Spirit pode regaseificar, isto é, transformar o GNL da forma liquida após resfriado a 164 graus negativos, para o estado gasoso -, cerca de 77 milhões de metros cúbicos de gás natural. O Golar Spirit é o primeiro navio do mundo convertido para armazenar e regaseificar GNL a bordo.

 

A atracação dos navios e o transbordo do gás é cercada de cuidados, garantindo a máxima segurança do processo. Segundo Paulo Roberto, da diretoria de operações da Cearáportos, toda a operação é controlada de forma automatizada, desde a aproximação dos navios até o volume de carga transferida, reduzindo ao mínimo os riscos de vazamentos.