Governo licita a construção de 15 novas delegacias de Polícia Civil

17 de agosto de 2009 - 03:00

O Governo do Estado dá continuidade aos investimentos em segurança pública em todo o Ceará. Obras ligadas à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), referentes à construção de 15 delegacias, serão licitadas hoje, dia 17, às 15 horas, na Comissão Central de Concorrências, da Procuradoria Geral, na Avenida José Martins Rodrigues, 150, bairro Edson Queiroz. Serão investidos cerca de R$ 16,3 milhões referentes à construção de delegacias de polícia civil, padrão III, com nova fachada.

As construções irão beneficiar os municípios de Aracoiaba, Bela Cruz, Jijoca, Paraipaba, Jaguaruana, Icapuí, Jaguaretama, Alto Santo, Solonópoles, Novo Oriente, Assaré, Cedro, Varjota, Pacujá e Coreaú. As obras serão fiscalizadas e executadas pelo Departamento de Edificações e Rodovias (DER), órgão vinculado a Seinfra. As delegacias, com área aproximada de 427m², serão compostas de duas celas, depósitos de armas, sala de reconhecimento, 2 salas para depoimento, cartório, apoio da Polícia Militar, alojamento (PM), Inspetoria, Inteligência e Análise e sala do delegado tilular. Além da estrutura física moderna e padronizada, os novos prédios contarão com mobília que contribuirá para um ambiente funcional, itens que certamente otimizarão o trabalho desenvolvido pela polícia judiciária.

O Departamento de Edificações e Rodovias, vinculado à Secretaria da Infraestrutura, é responsável pela execução e fiscalização desses equipamentos de segurança, que beneficiarão as comunidades das cidades com um melhor atendimento e eficácia na solução das demandas locais. Além dos quinze municípios acima citados, até o final de 2009 mais cinco processos licitatórios serão lançados para construção de equipamentos semelhantes. Desta feita, as cidades beneficiadas com novas delegacias serão Chorozinho, Pindoretama, Independência, Banabuiú, Orós e Araripe. O projeto de construção de delegacias no interior do Estado prevê 50 novos prédios até o final de 2010.

Atualmente, 18 edificações se encontram em obras, algumas já em fase de acabamento. As novas unidades da Polícia Civil no interior do Estado que em breve serão inauguradas e entrarão em funcionamento localizam-se nos municípios de Ipueiras, Lavras da Mangabeira, Viçosa do Ceará, Trairi, Tamboril, Santana do Acaraú, Pentecoste, Pedra Branca, Massapé, Itarema, Caririaçu, Missão Velha, Guaraciaba do Norte, Amontada, Várzea Alegre, Aurora, Milagres e Granja.