Sal e arroz destacam-se na movimentação do Pecém

17 de agosto de 2009 - 03:00

A Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos), que administra o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, concluiu a estatística da movimentação de cargas naquele terminal portuário relativa ao primeiro semestre deste ano, considerando os mesmos índices registrados em igual período de 2008. Enquanto a carga conteinerizada teve uma queda de 21% este ano, a carga de cabotagem registrou um aumento de 37%, com destaque para o transporte de arroz e sal. O levantamento registrou ainda que a movimentação no longo curso os produtos que tiveram maior aumento no transporte foram os siderúrgicos e carnes.

Nos seis primeiros meses do ano passado o total de carga movimentada em toneladas registrou 620.295, enquanto no mesmo período do corrente ano este número teve uma elevação de 2%, totalizando 631.406 toneladas. No primeiro semestre de 2009 foram transportadas através do Porto do Pecém 446.313 toneladas de carga conteinerizada, enquanto a carga de cabotagem registrou apenas com o transporte de arroz um aumento de 8% em relação ao ano passado, atingindo um total de 48.065 toneladas. Com relação ao transporte de sal foi registrado um aumento de 76%, com 14.137 toneladas em 2008 e 24.888 no corrente ano.