Detran-CE suspende mil CNHs e multa mais 165 pela Lei Seca

18 de agosto de 2009 - 03:00

 

 

Ao mesmo tempo em que faz a expedição de comunicado sobre a suspensão por 12 meses da CNH a cerca de mil motoristas, equipes de fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) flagraram mais 165 condutores dirigindo alcoolizados, conforme o resultado das 32 operações realizadas de quinta (13) a domingo (16), com base na Lei Seca ou Lei. Ao todo, 9.704 motoristas receberam multa no valor de R$ 957,50. Desses 8.303 somente neste ano. Dos 165 multados no final de semana, 57 estavam dirigindo nas vias de Fortaleza, 19 em Juazeiro do Norte e 19 em São Gonçalo do Amarante. Ao todo, as blitze percorreram 13 municípios cearenses.

 

Periodicamente, o Detran-CE, órgão vinculado a Seinfra, passará a expedir o comunicado aos condutores sobre a penalidade da suspensão, depois de vencidas as etapas de recursos. Até semana passada, 576 motoristas tinham recebido o comunicado da suspensão da CNH. Nos últimos dias, foram expedidos mais 400 documentos. O superintendente do DETRAN-CE, João Pupo, lembrou que a legislação estabelece que os motoristas multados têm o direito de utilizar três instâncias de recursos, o que justifica a demora na expedição do comunicado sobre a suspensão da carteira de habilitação, em relação aos casos registrados no ano passado.


 

As localidades percorridas pelas equipes do Detran-CE no último final de semana foram as seguintes, com os respectivos números de motoristas multados: Iguatu (9), Cascavel (8), Beberibe (8), Eusébio (8), Trairi (7), Itapajé (6), Aracati (5), Maracanaú (3) e Paracuru (2). Nas operações “Veículos na praia”, as equipes recolheram oito quadriciclos e 5 motocicletas de trilha e aplicaram multa em 13 condutores por estarem circulando em área indevida. E na operação “Sem capacete”, 78 motociclistas foram flagrados sem capacete, 71 sem habilitação e 43 sem o licenciamento da moto.