Mais novo parque eleva produção de energia eólica do Ceará para 150,6 MW

19 de agosto de 2009 - 03:00

O Ceará ganhará nesta semana mais um parque eólico. A Impsa Wind inaugura no dia 20, às 15 horas, a Usina de Energia Eólica Praias de Parajuru, em Beberibe, com potência de 28.8 MW. No início do próximo mês deverá ser entregue a maior usina eólica do Estado, a UEE de Praia Formosa, no município de Camocim, com 104.4 MW de potência. A solenidade de inauguração contará com a presença do governador Cid Gomes, do secretário da infraestrutura, Adail Fontenele, do coordenador de Energias e Comunicação da Seinfra, Renato Rolim e de diretores da empresa. Com a UEE de Parajuru o Ceará contará com 150,6 MW de potência instalada de energia a partir dos ventos.

O parque eólico da Impsa, localizado na rodovia CE-040, km 103, em Beberibe, distante 80 km de Fortaleza, está incluído no Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa) que financia 14 parques eólicos no Ceará. A usina Praias de Parajuru fica localizada numa área de 325 hectares e conta com 19 aerogeradores de 1.5 MW de potência cada.

A empresa instala outros dois parques no Estado: Praia do Morgado (28,8 MW) e Volta do Rio (42,0 MW), ambos em Acaraú. Estes dois parques ocupam uma área de 374 e 377 hectares respectivamente. A UEE Praia de Morgado terá 19 aerogeradores de 1.5 MW, enquanto o da Volta do Rio, o maior da empresa no estado, com 28 equipamentos. A Impsa é o maior empreendedor de parques eólicos no Brasil e conta com outros 10 parques distribuídos no Estado de Santa Catarina. Os equipamentos são fornecidos pela própria Impsa através de sua fábrica de aerogeradores implantada em Pernambuco.

Os 14 parques eólicos do Proinfa em implantação no Ceará deverão dar ao Estado uma potência instalada de 500,93 MW, quando o Ceará passará a ser o maior produtor desta energia no País. Dos 14 parques, seis já estão em operação, com o novo parque esse número sobe para sete: Lagoa do Mato, Canoa Quebrada, Beberibe, Paracuru, Albatroz, Rio Choro e Praias de Parajuru. Outros sete parques estão em fase de instalação e a previsão é de que entrem em operação ainda este ano. A partir da entrada em operação dos 14 parques do Proinfa, o estado contará com 518,33 MW, já que na década de 90 entraram em funcionamento três usinas que somam 17,4 MW.