Estação de Parangaba recebe telhas do Iphan para restauração

21 de agosto de 2009 - 03:00

A restauração da Estação Ferroviária de Parangaba manterá as suas características arquitetônicas originais, mesmo após passar por um complexo processo de desmonte e rebaixamento do prédio para permitir a passagem de um elevado do Metrô de Fortaleza. A empresa que executa os serviços conseguiu junto ao Instituto do Patrimônio do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), parte das telhas especiais utilizadas na edificação para repor as que estavam inservíveis e sem possibilidade de recuperação. O prédio passa por pequenos reparos com vistas e receber a pintura e alguns acessórios para a instalação de equipamentos para utilização do público em geral, como uma ilha digital e o acervo histórico da própria estação e a urbanização do entorno. Estão sendo investidos R$ 794 mil oriundos do Tesouro do Estado, devendo terminar neste mês de agosto.

Conforme destacou o responsável pelos trabalhos na Estação, o engenheiro Antônio de Pádua Rodrigues, há uma grande preocupação em manter todo o material original da estação. “Procuramos estas telhas, que tem um estilo diferente das comumente utilizadas hoje, em todas a cerâmicas do Ceará, inclusive pesquisamos em outros Estados como Rio Grande do Norte e Santa Catarina, de forma a ter a telha igual”, destacou. O Instituto achou em seu acervo peças semelhantes e às cederá para a obra. Segundo ele, apesar de todo o cuidado na desmontagem da estação, foi constatado que algumas telhas não serviriam mais ao uso, mesmo após a realização de uma lavagem especial. O madeiramento, também revelou, será reposto na sua totalidade.

O serviço de rebaixamento e restauração, obra pioneira no Estado, foi realizado pela Secretaria da Infraestrutura do Estrado (Seinfra) e incluem ainda a restauração do prédio para a instalação de equipamentos para a utilização do público em geral como uma ilha digital e o acervo histórico da própria estação e a urbanização no seu entorno. A estação foi desmontada peça por peça, inclusive com a retirada de todo o telhado da edificação de forma a evitar danos a estrutura. Em seguida foi feita a escavação do terreno ao redor e de todo o seu interior para, em seguida serem feitas as amarrações das paredes com estacas e a colocação de um suporte subterrâneo da base com chapas de aço para somente assim ser realizado o rebaixamento em 3,5 metros com segurança à estrutura do prédio.