Secretario Adail Fontenele visita obras do metrô de São Paulo

24 de agosto de 2009 - 03:00

O secretário da infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, acompanhado do secretário executivo, Joaquim Firmino, do coordenador de Planejamento, Celso Lima Verde e do diretor-presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, visitam nesta segunda-feira (24), em São Paulo, o metrô daquela cidade e suas obras de expansão. A visita será acompanhada de diretores da empresa que administra o equipamento, Ayres Rodrigues, Wilmar Fratini e Marcos Camelo.

A primeira obra a ser visitada pelo Secretário e seus auxiliares no período de 9 às 11h30min, será a expansão da Linha 2 –Verde, que atende 240 mil pessoas por dia. Após intervalo, a visita recomeçará, desta vez no Centro de Controle Operacional (CCO) e Centro de Controle de Segurança (CCS). Às 16h30min está previsto um encontro com o presidente do Metrô de São Paulo, José Fagali, e diretores.

O Plano de Expansão do Transporte Metropolitano de São Paulo receberá do Governo daquele Estado, até 2010, R$ 20 bilhões, o maior investimento já realizado no setor. Um dos principais objetivos é quadruplicar o número de linhas com qualidade de metrô, dos atuais 61,3 quilômetros para 240 quilômetros, sendo 160 quilômetros em forma de metrô de superfície, na CPTM. Além da expansão das linhas, os recursos já estão sendo utilizados para a compra de 107 novos trens, a reforma das composições antigas e a implantação de um novo sistema de sinalização, conforme divulgou a assessoria do Governo.

Em operação desde 1974, o Metrô de São Paulo tem 60,2 km de extensão, 54 estações e uma frota de 117 trens (de seis carros cada um). Quase um milhão de pessoas utilizam o transporte diariamente. Atualmente, o sistema abriga as linhas 1- Azul, 2- Verde, 3- Vermelha e 5- Lilás, interligadas a 20 terminais de ônibus municipais e 3 terminais de ônibus intermunicipais.