Reforma de prédio para abrigar Beco da Poeira está dentro do prazo

25 de agosto de 2009 - 03:00

O secretário da infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, realizou nesta terça-feira (25), uma visita as obra de reforma do prédio que abrigará o Beco da Poeira, localizado na avenida do Imperador, no centro de Fortaleza. O atual centro de comércio popular dará lugar à Estação da Lagoinha, a maior das 18 estações do Metrô de Fortaleza e que deverá estar funcionando dentro de um ano, de acordo com o Secretário.

Os trabalhos de adaptação do prédio onde funcionou a Fiação Tomaz Pompeu para receber os permissionários, deverão ser concluídos até o início de outubro. O secretário Adail Fontenele esteve acompanhado do titular da Secretaria das Cidades, Joaquim Cartaxo, do secretário da infraestrutura do município, Luciano Feijão, de técnicos do Metrofor, da construtora Beta, e da secretária executiva do Centro, Luíza Perdigão.

“Será um grande trabalho de parceria entre o Estado e Prefeitura de forma a acomodar melhor, os comerciantes do chamado Beco da Poeira e permitir a continuidade das obras do Metrô de Fortaleza”, ressaltou o secretário Adail Fontenele, que destacou o cumprimento do cronograma da obra. A reforma da edificação, de 10.400 metros quadrados de área, começou no dia 29 de junho passado devendo ficar pronta no dia 27 de setembro, quando começam os trabalhos de instalação dos boxes.

O novo espaço deverá abrigar 2.160 boxes para comércio de confecções, passando a contar ainda com área administrativa, banheiros, restaurantes, provadores e agência bancária, bem como rampas para acessibilidade de portadores de deficiência física. Serão 14 portas de acesso, sendo cinco, pela Avenida do Imperador, quatro pela rua Liberato Barroso e cinco, pela rua Princesa Isabel. A ventilação do ambiente será garantida por amplas janelas e 120 exaustores eólicos.