Policlínica de Brejo Santo beneficiará mais de 200 mil pessoas em oito municípios

26 de agosto de 2009 - 03:00

O Governo do Estado está construindo 11 policlínicas regionais em municípios do Interior. Uma delas a é a de Brejo Santo, cuja Ordem de Serviços será assinada pelo Governador Cid Gomes nesta quarta-feira (26), às 19 horas, no canteiro de obras, localizado na Rua Projetada esquina com Avenida João Inácio de Lucena, s/n, naquela sede do município. Com a policlínica, a população dos oito municípios da regional de Brejo Santo passará a ter acesso a serviços especializados nas áreas de clínica médica, cirurgia geral, gineco-obstetrícia, traumato-ortopedia, cardiologia, gastroenterologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, mastologia e urologia.

O prazo de entrega é de oito meses e o investimento é de R$ 2.891.072,00, oriundos do Tesouro do Estado. O Departamento de Edificações e Rodovias (DER), órgão vinculado à Seinfra, é responsável pela execução e fiscalização das obras. São 201.557 habitantes de Brejo Santo, Abaiara, Aurora, Barro, Jati, Mauriti, Penaforte e Porteiras, que terão acesso a exames que hoje, na rede pública, só encontram na Capital. Um exemplo é o ecocardiograma, oferecido atualmente no Hospital Geral de Fortaleza, Hospital de Messejana e o Hospital César Cals. Os três ficam localizados em Fortaleza. Outros exames importantes que serão realizados: mamografia, ergonometria, endoscopia digestiva, eletrocardiograma, ultrassonografia, raio x. No total, a previsão é de 3.344 exames, por mês.O número de consultas é maior: 3.696 a cada mês.

Com 92 profissionais e numa área construída de 2.400 metros quadrados, a Policlínica regional de Brejo Santo terá ainda sala de gesso, sala de curativos, sala de coleta de Reexames, sala do pé diabético e cinco leitos de observação de medicação.  Esse é o perfil das onze policlínicas em construção nas regionais de Acaraú, Baturité, Tauá, Russas, Icó, Camocim, Campos Sales, Canindé, Pacajus, Aracati e agora em Brejo Santo.

Mais 10 policlínicas serão construídas, totalizando 21. Fazem parte do projeto de expansão da assistência especializada do Governo do Estado no Interior, que inclui também 16 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) regionais e dois hospitais. Dos 16 CEOs, um será construído em Brejo Santo. Cinco CEOs encontram-se em fase  de conclusão (Ubajara, Baturité, Acaraú, Juazeiro do Norte e Russas). Em relação aos hospitais, o da região de Sobral está em planejamento e o do Cariri, em Juazeiro do Norte, com as obras em ritmo avançado.