Edital de licitação de descarregador de carvão mineral do CIPP será lançado em setembro

27 de agosto de 2009 - 03:00

A Comissão Central de Concorrências da Procuradoria Geral do Estado (PGE) marcou para o dia 29 de setembro o lançamento do edital de licitação internacional da Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) para a compra e instalação de um descarregador de carvão mineral no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). O edital foi elaborado pela Coordenação de Transporte e Obras (CTO), da Seinfra. O equipamento vai integrar o sistema de transporte do mineral para empreendimentos no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. O tempo previsto para a instalação do equipamento é de 20 meses, a partir da contratação da empresa vencedora da licitação e, o investimento de cerca de R$ 25 milhões.

O descarregador deverá ser do tipo contínuo, com capacidade para 2.400 Ton/hora, que será instalado no Berço Interno do Píer 1, do Terminal Portuário, e de destina às operações de descarregamento do carvão mineral a ser utilizado como insumo da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e a Termelétrica da MPX que se instalam naquele Complexo.

O equipamento, segundo o secretário da Infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, será usado para transportar, com a maior segurança possível, o carvão mineral das embarcações até a correia transportadora de minérios – que já está em fase de instalação -, para que o material chegue isoladamente na usina termelétrica e na siderúrgica. “O tipo de descarregador a ser adquirido pelo Estado evita o contato do carvão com a natureza, aumentando a segurança do processo de transporte do mineral”, explicou o secretário acerca da segurança da operação de transporte.