PGE deve abrir em breve proposta de preços para obra no Lord Hotel

31 de agosto de 2009 - 03:00

A Comissão Central de Concorrências, da Procuradoria Geral do Estado (PGE), já repassou ao Governador Cid Gomes o resultado do processo de habilitação para a escolha da empresa que fará os serviços de recuperação estrutural do Edifício Philomeno Gomes e Lord Hotel. Os trabalhos, orçados em R$ 4,6 milhões, garantirão a segurança da construção do trecho do Metrô de Fortaleza entre as estações João Felipe e Lagoinha, no Centro da Capital. Após aprovação o visto do Governador, a PGE marcará a abertura da proposta de preço. Foram habilitadas as empresas Jotabeton Engenharia Ltda e Concrepoxi Engenharia Ltda.

O edifício, situado na esquina da rua Liberato Barroso com 24 de Maio, no Centro, foi desapropriado em 2001 pelo Governo do Estado e sofreu processo de tombamento pela Prefeitura em 2006. Como não pode ser demolida, toda a estrutura do prédio será ser reforçada para resistir aos impactos provocados pela passagem do metrô naquela área.

Quatro empresas participaram da concorrência: Concrepoxi Engenharia Ltda, Construtora Engea Ltda, Jatobeton Engenharia Ltda e Lotil Construções e incorporações. Os documentos de habilitação foram analisados pela Seinfra e Departamento de Edificações e Rodovias (DER) para a análise da qualificação técnica. Enquanto isso, a Comissão de Licitações avaliou as habilitações jurídicas, trabalhistas e financeiras para em seguida divulgar uma nova data para abertura das propostas comerciais.

A construção do edifício data do início do século XX e tem sua estrutura de concreto armado com pilares de 25 por 25 centímetros de seção transversal. Tanto a parte relativa ao edifício Philomeno Gomes – mais baixa – como a parte do Hotel Lord – mais alta – são formadas por cômodos com área de no máximo nove metros quadrados.