Detran-Ce realiza exames especiais para candidatos à CNH popular

1 de setembro de 2009 - 03:00

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), realiza neste mês de setembro exames especiais de prática de direção para atender à demanda acumulada de 6 mil candidatos inscritos, desde o ano passado, para obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Parte desses candidatos está fazendo reteste, por não ter obtido aprovação nas fases normais dos exames.

Desde semana passada são realizados, em vias públicas próximas ao Departamento,) os exames de prática de direção, atendendo a uma média de 1.000 candidatos nos dois turnos, durante cinco dias (terça, quarta e quinta e terça e quarta da semana seguinte). Na área de exame da Maraponga são realizados, de segunda a sexta-feira, 360 exames. No período de julho e agosto, a mesma providência foi tomada, inclusive com exames extras sendo feitos aos sábados, com o atendimento de mais 6 mil candidatos.

O diretor de Habilitação do Detran-CE, João Bezerra, explicou que a realização de exames extras tem reduzido o tempo de espera dos candidatos que somaram quase 87 mil inscritos desde o final do ano passado, quando o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) autorizou a aplicação da carga horária de 2008 aos candidatos inscritos até 30 de dezembro de 2008.

Com isso, os inscritos foram beneficiados com uma carga horária menor de aulas práticas e teóricas, que passaram a vigorar em 2009, com a consequente elevação do preço cobrado pelos Centro de Formação de Condutores CFCs, nome atual das antigas auto escolas.

Mesmo com a demanda acumulada de 6 mil candidatos a primeira CNH, as filas nos postos de atendimento foram reduzidas, nas últimas semanas, em função de nova sistemática. Os casos mais procurados (solicitada da segunda via do documento, nada consta, exame médico e exame psicotécnico) são atendidos em filas individuais. Além disso, as filas também se reduziram com o envio da CNH pelos correios (via sedex). Os usuários deixaram de enfrentar filas para receber, comodamente, o documento em sua residência.