Começa o serviço de restauração da Estação da Parangaba

2 de setembro de 2009 - 03:00

Os serviços de restauração da estação ferroviária de Parangaba, que já concluiu a fase de rebaixamento da estrutura, passa agora pela remontagem do telhado. Os trabalhos estão utilizando madeiras, telhas, portas e janelas originais. Os pequenos reparos de alvenaria foram terminados. Após a colocação de todo o telhado terá início a pintura do prédio.

A restauração deverá estar concluída na próxima semana, conforme prevê a empresa responsável pela obra. Quando concluída, a Estação abrigará equipamentos públicos, como uma ilha digital e memorial acerca da história ferroviária do Estado. Estão sendo investidos R$ 794 mil oriundos do Tesouro do Estado, devendo terminar neste mês de agosto. Os trabalhos de rebaixamento da Estação em 3,5 metros e restauração estão sendo promovidos pela Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra).

Cerca de 50 operários trabalham nos serviços de colocação da cobertura da parte mais baixa da Estação e preparavam as paredes para receber pintura. Conforme o projeto a Estação será pintada nas mesmas cores originais, obedecendo aos padrões da Rede Ferroviária Federal (REFFSA) à época de sua inauguração, em 1873. Toda a cobertura superior do prédio já foi montada. Conforme o engenheiro Antônio de Pádua Rodrigues, responsável pelos serviços, serão colocados novo sistema elétrico, esquadrias e um sistema de drenagem.

O serviço de rebaixamento foi realizado de forma a permitir a passagem de um elevado do Metrô de Fortaleza sob a edificação. Para isso, a estação foi desmontada peça por peça, inclusive com a retirada de todo o telhado da edificação de forma a evitar danos a estrutura., recebendo em seguida todos os reparos necessários, e restauração do prédio.