Grupo de Trabalho apresenta empresa que fará o Plano Diretor do Pecém

3 de setembro de 2009 - 03:00

A empresa VBA Consultoria, que elaborará o Plano Diretor do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), foi apresentada nesta quarta-feira (3), na sala de reuniões da Seinfra, aos representantes dos órgãos que fazem o Grupo de Trabalho Interinstitucional daquele equipamento. A reunião contou com a participação de representantes da Seinfra, Adece, Cede, MPX, DER, da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Cagece, Cogerh, Cearáportos e Semace. A Ordem de Serviços para o início dos trabalhos ainda não foi assinada pelo governador Cid Gomes.

O Plano Diretor é um instrumento de orientação técnica para os empreendimentos que estão sendo implantado ou que se implantarão na área CIPP, localizado entre os municípios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia, numa área de 330 km². O plano deverá estar concluído num prazo de seis meses e norteará a colocação de equipamentos como sistemas de água e esgoto, estradas, rede de hidrantes e trajeto por onde passará a correia transportadora de carvão mineral para a siderúrgica e termelétrica da MPX, bem como dos insumos para as fábricas de cimento da Votorantin e da Apodi entre outras orientações. A reunião foi coordenada pelo orientador da Célula de Normatização e Custos de Transportes de Obras da Coordenadoria de Transportes e Obras (CTO) da Seinfra, Roberto Araripe.

O CIPP implementa uma série de obras com vistas a se consolidar como um porto moderno e adequado aos grandes empreendimentos que ali se instalam. Entre estas estão a ampliação do número de tomadas para contêineres frigoríficas do terminal para 888 tomadas; uma correia transportadora que interligará o Pier 1 do Terminal até um ponto de entrega situado no CIPP para movimentação de carvão mineral. O equipamento deve entrar em operação em 2011; e o Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT), que abrange a ampliação da ponte de acesso em 343m, ampliação do quebra-mar em 1.000m e construção de píer de atracação.

Também se encontram em fase de projeto nova ampliação para o Terminal que deverá contar com novos píeres para atendimento da futura Refinaria Premium II da Petrobrás, pier de granéis para suporte às operações da futura Ferrovia Transnordestina, novos berços de atracação para exportação de produtos siderúrgicos produzidos pela Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e novos equipamentos (correias, transportadoras, descarregadores etc.) para operação com granéis sólidos (minério de ferro, carvão) e carga geral. No dia 24 de setembro será lançado o edital para a implantação do descarregador de carvão mineral do tipo contínuo para o terminal portuário.