Tabela de custos da Seinfra registra 263 acessos em um mês

4 de setembro de 2009 - 03:00

A Tabela de Custos Unitários de Serviços de Engenharia da Seinfra (Tabela 16), registrou 263 acessos no período de 3 de agosto a 2 de setembro. A pesquisa de preços é elaborada pela Coordenadoria de Transportes e Obras (CTO) da Secretaria, e consolidada como uma das principais ferramentas de pesquisa de custos.

Ela tem como objetivo uniformizar e preparar orçamentos de obras e serviços de Engenharia nos diversos níveis de instrumentos de gestão como Plano Diretor, Estudos de Viabilidade e Projetos Finais de Engenharia, servindo para aplicação em diversas áreas da Engenharia como edificações, saneamento, construção e conservação de sistemas viários, obras portuárias, sistemas de eletrificação de alta e baixa tensão, entre outros.

A Tabela 16, que atualizou em julho os preços unitários dos diversos insumos referentes a mão-de- obra, materiais e equipamentos, baseados em dissídios coletivos das categorias e pesquisa de mercado, consta de cerca de 4.200 itens de serviços e 9 mil de insumos e está disponibilizada no site da Seinfra (www.seinfra.ce.gov.br). Nela estão indicados preços de cimento, argamassas, aço para armadura, louças e metais, ferragens, serviços de mão de obra, até aluguel de máquinas e equipamentos.

A fim de tornar mais abrangente a utilização da Tabela de Custos Unitários, a Seinfra disponibiliza a ferramenta ao TCE, TCM, Aprece, Sinduscom e Aconpec para efeito de fiscalização. É utilizada também por empresários da construção civil e Prefeituras Municipais do Ceará.

Assessoria de Comunicação da Seinfra
José Milton/Luiz Guedes (guedes@seinfra.ce.gov.br/josemilton@seinfra.ce.gov.br (85) 31013763/64)