Lei Seca multa mais 247 motoristas e DETRAN suspende CNH de 1.800

8 de setembro de 2009 - 03:00

A fiscalização com base na lei de Alcoolemia Zero ou Lei Seca foi intensificada nos dias do feriado do final de semana (de 4 a 7 de setembro), resultando em 247 motoristas multados, por estarem alcoolizados na direção dos veículos, no momento da abordagem. O índice voltou a subir, em relação aos finais de semana de agosto. No mês passado, a média semanal foi de 160 motoristas multados.

A média do mês de julho foi de 250 motoristas por semana. Somente neste ano, os multados são 9.212. A multa é no valor de R$ 957,70, além da suspensão do direito de dirigir por 12 meses. No momento da multa, a CNH é recolhida, podendo ser resgatada 48 horas depois, enquanto tramita o processo administrativo.

Ainda neste mês, mais 1.800 pessoas receberão correspondência informando sobre a suspensão de um ano da sua CNH, após o prazo de seis meses de tramitação do processo por dirigir alcoolizadas. Até agosto, mil pessoas tiveram suspenso seu direito de dirigir por 12 meses. O DETRAN-CE espera até o final desde ano concluir os processos de grande parte dos que foram multados até os primeiros seis meses de
2009, em torno de 7 mil motoristas.

O feriado prolongado pode ter sido o responsável pelo o aumento do número de motoristas multados, segundo o superintendente do DETRAN-CE, João Pupo, ao explicar que um dia a mais de folga pode ter levado as pessoas a se excederem no álcool e a cometerem imprudência no trânsito, já que houve também um registro maior do número de acidentes, 37, ao invés dos 8 casos registrados no mesmo período do ano passado. Pupo lembra que a frota de veículos aumentou em mais de 0 mil em todo o Estado e acrescentou também o número de pessoas que obtiveram a sua primeira CNH. Em 2008, mais de 80 mil processos de obtenção da primeira CNH foram registrados no DETRAN-CE.

Os resultados da fiscalização no final de semana prolongado foram os seguintes, com as respectivas cidades e o números de motoristas multados: Fortaleza (82), Juazeiro do Norte (57), Iguatu (48), Sobral (20), Aquiraz (14), Caucaia (13),  Cascavel (6), Eusébio (5) e Beberibe (2). Quanto à fiscalização de veículos circulando na área de praia, foram multados 12 veículos e apreendidos seis quadriciclos, por circularem em zona exclusiva de banhistas.

_____________________________________
Assessoria de Comunicação do DETRAN-CE
Paulo Ernesto Serpa (pauloernesto@detran.ce.gov.br)
3101.5813 e 8739.4259