Usina em Camocim coloca Ceará na liderança nacional da produção de energia a partir dos ventos

8 de setembro de 2009 - 03:00

A Siif Énergies do Brasil inaugura, nesta quinta-feira (10), a partir das 13 horas, Usina de Energia Eólica de Praia Formosa, em Camocim, litoral oeste do Ceará. Com potência instalada de 104,4MW (Megawatts) será o maior parque do Nordeste e elevará o Ceará à condição de maior produtor de energia eólica do País. O acionamento da mais nova usina da empresa no Ceará contará com a presença do secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele, diretores da empresa, dirigentes de órgãos ligados ao setor e lideranças políticas e empresariais.

No total, a empresa instala quatro usinas no Ceará, sendo três já concluídas. O primeiro projeto foi a usina de Paracuru, inaugurada em novembro de 2008, no município de Paracuru. Em Janeiro de 2009, entrou em funcionamento, em Beberibe, a usina Eólica Foz do Rio Choro e, agora, o de Praia Formosa, em Camocim. A unidade de Icaraizinho, em Amontada está em instalação. A potência gerada pelas usinas da empresa no Estado alcança 207 MW.

Até o ano de 2007 o Ceará disponibilizava ao Sistema Interligado Nacional (SIN), através de fonte eólica, uma potência de 17,4 MW, mediante a produção dos parques de Prainha, Mucuripe e Taíba, instalados na década de 90. A partir de 2008, através do Programa de Fontes Alternativas de Energia (Proinfa), que instala 14 projetos eólicos no Estado, foram acrescidos 79,23 MW por meio de cinco usinas eólicas. Em 2009 o Estado passou a contar com mais 54,0 MW em operação de janeiro até agosto. Atualmente o Ceará tem 11 usinas em funcionamento, sendo oito do Proinfa e três da década de 90, que totalizam 267,90 MW.