Grandes empresas fortalecem o Porto do Pecém

11 de setembro de 2009 - 03:00

Desde a sua inauguração, em 2002, até esta data, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém já conta com dezoito empresas em pleno funcionamento, com investimentos de R$ 1,18 bilhões e gerando 1.586 empregos diretos. A relação consta de usinas termelétricas, fábricas de aerogeradores, prémoldados, ração e cimento, bem como prestadores de serviços e empresas de manutenção e monitoramento de equipamentos e a planta flexível de regaseificação da Petrobrás.

Fortalecendo cada vez mais o Complexo Industrial e Portuário, estão em fase de instalação mais sete empresas, algumas já em fase de testes. Essas novas empresas são a CSP (Usina Siderúrgica), a MPX, a Vale e a Genpower (Usinas Termelétricas), a Globest (Recepção, armazenagem e exportação de minério) e a Petrobrás, com a futura refinaria. Serão investimentos da ordem de R$ 43 bilhões, gerando 14.960 empregos diretos.

Com vistas a atender as novas empresas que estão em processo de implantação no Pecém e as que futuramente serão implantadas, o Governo do Estado, através da CearáPortos, órgão vinculado a Seinfra está desenvolvendo o processo de ampliação do porto com diversas obras, considerando que o Terminal Portuário do Pecém deverá estar completamente preparado para atender estas futuras demandas de cargas vinculadas a estes grandes empreendimentos.

 
Assessoria de Comunicação da CEARÁPORTOS
Joseoly Moreira (joseoly@gmail.com – 85 – 3267.3572)