Deputados visitam obras do Metrô de Fortaleza

15 de setembro de 2009 - 03:00

Deputados estaduais que integram a Comissão Especial de Monitoramento das Obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) no Ceará visitam nesta quarta-feira, 16, as obras do Metrô de Fortaleza. O empreendimento foi o escolhido para ser o primeiro visitado pela comissão, recentemente criada na Assembléia Legislativa do Ceará, que tem como objetivo acompanhar a execução dos projetos do PAC.

A inspeção dos parlamentares será realizada, às 15 horas, e começa pelo canteiro de obras, localizado na rua Theles de Souza, nas proximidades do Incra, na avenida José Bastos, no bairro Couto Fernandes. Toda a diretoria da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos estará à disposição para apresentar aos deputados os detalhes do projeto do Metrô de Fortaleza.

O deputado Edson Silva (DEM) preside a Comissão Especial. Os parlamentares Augustinho Moreira (PV) e Welington Landim (PSB) ocupam as vagas de vice-presidente e relator, respectivamente. Além deles, integram o grupo os petistas Nelson Martins (líder do Governo na Casa), Rachel Marques e Dedé Teixeira; os peemedebistas Guaracy Aguiar e Manoel Castro; Lula Morais (PCdoB) e Stanley Leão (PSDC).

O Metrô de Fortaleza será um dos mais modernos do País e do mundo. O sistema implantado oferecerá a seu usuário segurança, eficiência e conforto. O projeto começou em 1999, mas, ao longo dos anos, passou por diversos contingenciamentos e cortes orçamentários que prejudicaram o andamento das obras.

Em 2007, o contexto mudou. O Metrô de Fortaleza foi incluído entre os projetos prioritários de investimentos em infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, o que assegurou os recursos necessários para a conclusão da primeira fase, a Linha Sul. Essa etapa contempla 24 km em via dupla, sendo 18 km em trecho de superfície, 3,8 km subterrâneo e 2,2 km em elevado. Atualmente, 54% da obra estão concluídos.

Assessoria de Imprensa do Metrô de Fortaleza
Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br -85-31017106)