Hospital Regional do Cariri já tem 40% da obra.

15 de setembro de 2009 - 03:00

O Hospital Regional do Cariri, cujas obras foram iniciadas há sete meses, já está com 40% dos trabalhos concluídos. Foram iniciadas em fevereiro deste ano, num trecho estratégico, que liga Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha (Crajubar), com o prazo de conclusão total de 18 meses. O Hospital Regional do Cariri, sob a fiscalização do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), órgão vinculado a Seinfra, terá 209 leitos, que irão garantir à população de 1.366.709 habitantes de Juazeiro, Crato, Barbalha, Icó, Iguatu e Brejo Santo, assistência especializada em diversas áreas da saúde, com destaque para os serviços de traumato-ortopedia, cardiologia, proctologia, urologia, mastologia e gastroenterologia. A área construída é de 27.126,47 metros quadrados e o investimento é de R$ 44.224.380,76. O consórcio das empresas Fujita/ Palmas é responsável pela construção e a previsão é de que esteja pronto em onze meses.

No HRC, a população da região terá acesso a serviços que hoje, na rede pública, são oferecidos apenas na Capital. É o caso da ressonância magnética. Pelo Sistema Único de Saúde, somente o Hospital Geral de Fortaleza, unidade da rede estadual de saúde, faz esse exame. Outro importante serviço realizado pelo hospital é a tomografia computadorizada. Na relação de  serviços estão incluídos ainda ultrasonografia geral, radiologia geral, endoscopia digestiva, endoscopia respiratória, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma.

O acolhimento e atendimento aos pacientes serão feitos por 1.115 profissionais. Desse total, 465 de nível superior e 650 de nível médio. Dos 209 leitos, 87 são cirúrgicos, 87 clínicos, 20 de UTI para adultos e 15 semi-intensivos. O Hospital Regional do Cariri contará com oito salas cirúrgicas, sendo quatro de média e alta complexidade. Nos leitos de urgência e emergência, dois são para ressuscitação, 15 para estabilização dos pacientes e 32 de observação.

Assessoria de Imprensa do DER
Kélia Jácome/Wilson Zanini- (ascom@der.ce.gov.br – 85 – 3101.5310)