Frentes de serviço do Metrô devem estar a pleno vapor em outubro

16 de setembro de 2009 - 03:00

A partir de outubro, todas as frentes de serviço da obra da Linha Sul do Metrô de Fortaleza devem estar normalizadas, ou seja, a pleno vapor. A previsão foi apenas uma das boas notícias apresentadas nesta quarta-feira, 16, durante visita à obra do Metrô de Fortaleza da Comissão Especial de Monitoramento das Obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) no Ceará da Assembléia Legislativa do Ceará.

O secretário de Infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, e o presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Rômulo Fortes, ciceronearam os parlamentares na visita, que começou no canteiro do bairro Couto Fernandes e seguiu até o elevado da Parangaba. O Metrô foi a primeira obra financiada com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, visitada pela Comissão.

No auditório do canteiro de obras, os deputados conheceram detalhes do projeto e o andamento de sua execução em apresentações feitas pelo secretário Adail Fontenele e Rômulo Fortes. O secretário destacou que após a retomada da obra pelo consórcio construtor, no dia 13 de agosto, depois de 43 dias de paralisação, os trabalhos vêm avançando.

Adail Fontenele relatou que alguns entraves à conclusão do empreendimento já foram ou estão sendo equacionados pelo Estado. “O rebaixamento da Estação da Parangaba, que era necessária para a conclusão do elevado, foi feito. O reforço da estrutura do Lord Hotel, a licitação do serviço sai em outubro. E o Beco da Poeira, a Prefeitura já se comprometeu a retirar os permissionários de lá para começarmos a construir a Estação da Lagoinha”, exemplificou.

O presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Rômulo Fortes, também foi porta-voz de uma boa notícia. Ele disse que a previsão é que no dia 23 de setembro, o Tribunal de Contas da União (TCU) coloque em votação o processo que apura se houve ou não sobrepreço na obra do Metrô de Fortaleza.

Após a apresentação do projeto, os parlamentares seguiram até o elevado da Parangaba. Eles puderam ver de perto a obra de rebaixamento do antigo prédio da Estação da Parangaba. A estrutura foi rebaixada em 3,5 metros, o que vai permitir a conclusão do viaduto. Sobre o elevado, também será construída a nova Estação da Parangaba.

Participaram da visita os deputados Edson Silva (DEM), presidente da Comissão; Augustinho Moreira (PV), vice-presidente; Welington Landim (PSB), relator; os petistas Nelson Martins (líder do Governo na Casa), e Rachel Marques; os peemedebistas Guaracy Aguiar e Manoel Castro; e Lula Morais (PCdoB).

Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza
Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br)
3101.7183 ou 8868.1817