Pecém deve superar exportações de frutas do país até 2014

16 de setembro de 2009 - 03:00

O Terminal Portuário do Pecém, que já é o principal porto exportador de frutas do País, deverá exportar, até 2012, cerca de 1 milhão de toneladas anuais de frutas, superando o volume atual das exportações brasileiras de frutas, que é hoje de cerca de 800 mil toneladas/ano. A previsão foi feita pelo diretor de Desenvolvimento Comercial da Companhia de Integração Portuária (Cearáportos) Mário Lima Júnior que aponta como fatores fundamentais para esse desempenho, a constante ampliação da infraestrutura do terminal, como a ampliação do número de tomadas e o Terminal de Multiplas Utilidades (TMUT).

Segundo o diretor, com esse trabalho planejado o Terminal consolida a cada ano sua posição no ranking de maior exportador de frutas do País. “O TMUT vai agregar mais 480 tomadas frigorificas quando de sua conclusão em 2010, às 888 já instaladas no pátio de cargas, melhorando a nossa capacidade de receber frutas”, reforçou. Outro item que também tem recebido tenção especial do Terminal tem sido a exportação de carnes congeladas.”Hoje passam pelo porto cerca de 3 mil toneladas anuais de carnes e devemos chegar à 20 mil” disse o diretor. O principal destino desse produto tem sido o Oriente Médio e a produção é oriunda do leste do Pará e norte do Tocantins. “É uma nova rota desse setor exportador, que está optando pelas nossas vantagens ao invés de enviar seus produtos para Santos, em São Paulo”, explicou.

A Cearáportos participa da 16.ª edição da Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria (Frutal 2009), que se realiza no Centro de Convenções de Fortaleza tendo participado, inclusive de mesa-redonda sobre as exportações pelos portos cearenses.O presidente Erasmo Pitombeira apresentou um relatório de todos os melhoramentos introduzidos no Pecém desde a sua inauguração, fazendo ainda um resumo das obras que estão sendo realizadas para melhorar, ainda mais, a atuação daquele porto no segmento de exportação de frutas.

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra
José Milton/Luiz Gudes (josemilton@seinfra.ce.gov.br/guedes@seinfra.ce.gov.br-85-31013763)