Governador Cid Gomes enaltece Porto do Pecém

17 de setembro de 2009 - 03:00

Em mensagem postada no seu twitter o governador Cid Gomes destacou o desempenho da Cearáportos, empresa que administra as atividades no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Segundo o presidente da Cearáportos, engenheiro Erasmo Pitombeira, o reconhecimento do governador representa um grande incentivo para que a empresa, com o decidido apoio do governo do Estado, continue desenvolvendo atividades para tornar mais competitivo ainda o porto.

Os resultados obtidos pelo Porto do Pecém são animadores, registrando em agosto último 1.100.000 toneladas de movimentação,  com faturamento de R$ 13.175.740, o que representa um aumento de 34% em relação ao mesmo período do ano passado.

É importante ressaltar que em duas ocasiões durante o corrente ano, a Cearáportos suspendeu o aumento de tarifa, apesar de enfrentar uma elevação dos custos com destaque para o percentual de 6% concedido pelo Governo aos funcionários, bem como o aumento de 11% no preço da energia elétrica. Mesmo assim, sensível à crise, a Cearáportos apostou no aumento de movimentação em razão das boas condições de infraestrutura do porto.

A empresa oportunizou a crise no transporte de longo curso, incentivando as linhas de cabotagem, ocasionando um aumento de 1 para 3 serviços de cabotagem, ligando o Porto do Pecém aos principais portos brasileiros e do Mercosul, registrando um aumento de 57% na cabotagem de importação. Como alternativa para a queda de exportação de frutas em virtude da crise internacional, foi incentivada a exportação de carnes congeladas provenientes do Tocantins e do Pará, agregando mais 17 mil toneladas às exportações.

É importante destacar que a Cearáportos passou a ser superavitária a partir de 2007, continuando a manter baixo custo operacional de movimentação de carga, destacadamente um dos mais baixos do Brasil, associado ao elevado índice de produtividade, compatível aos níveis internacionais. A Cearáportos continua buscando com eficiência a sustentabilidade, ao mesmo tempo em que assegura suporte ao crescimento do Estado, tendo em vista a realização das grandes obras de expansão, sem comprometer o crescimento das operações portuárias.

Assessoria de Comunicação da Cearáportos
Joseoly Moreira (joseoly@gmail.com)