Escola de Educação de Trânsito é primeira do Nordeste

18 de setembro de 2009 - 03:00

A Escola de Educação para o Trânsito foi inaugurada em maio último, com investimento de R$ 1,6 milhão. É a primeira do Nordeste com a estrutura de mil metros quadrados e pista de teste de 600 metros quadrados (toda asfaltada). Recebe visita agendada e guiada de alunos das escolas públicas e privadas, da faixa etária de 6 a 16 anos. Atualmente, recebe diariamente uma média de 100 estudantes, nos dois turnos do dia, com 3 horas/atividades. Mais de mil alunos já visitaram o equipamento. A programação de visitas de escolas já está preenchida até outubro. O agendamente é para o mês de novembro e pode ser feito pelo telefone 3101.5898.

A Escola que funciona na sede do Detran, na Maraponga, tem área coberta de mil metros quadrados, além de 600m quadrados de pista de teste (toda asfaltada e sinalizada). Dispõe ainda de auditório de 60 lugares, equipamento de projeção e telão, sala de lanche, sala de controle, cinco cadeiras de automóveis, tela de LCD de 26 polegadas, para jogos virtuais de trânsito, sala de atividades, com nove bancadas para montagem de minicidades, lan house, 16 cabines, equipadas com três jogos de educação de trânsito, dois dos quais desenvolvidos pela equipe de informática do DETRAN.

Uma das atrações da Escola é a minicidade, sobre uma plataforma de 40 metros quadrados, construída com 150 mil peças da Lego, formando a cidade, com miniaturas de equipamentos da cidade, como Theatro José de Alencar, Centro Cultural Banco do Nordeste, Mercado Central, Praça do Ferreira, Castelão, Aeroporto, Ginásio Paulo Sarasate, Mausoléu do Ex-Presidente Castelo Branco. O Superintendente do DETRAN-CE, João Pupo, explicou que esse equipamento foi idealizado desde o início da atual gestão, para suprir o estado de um equipamento de educação exclusivamente para o trânsito.

Segundo ele, a escola tem difundido a idéia de fazer com que as crianças aprendam, desde cedo, a respeitar as leis do trânsito, por meio de uma atividade que todos gostam: a diversão, com o manuseio de jogos educativos. Nos jogos virtuais, as crianças podem conduzir veículos, respeitando a faixa de pedestre, o sinal vermelho, o limite de velocidade, usando a sinalização do veículo para dobrar à direita ou à esquerda; e não estacionar em local proibido.

Assessoria de Comunicação do DETRAN-CE
Responsável: Paulo Ernesto Serpa
(85) 3101.5813 e (85) 8739.4259
pauloernesto@detran.ce.gov.br