Secretário visita obras durante o Governo Itinerante

22 de setembro de 2009 - 03:00

Os municípios de Barbalha, Pedra Branca e Trairí serão nos dias 5, 6 e 10 sedes do Governo do Estado. O governador Cid Gomes, acompanhado de secretários e dirigentes de diversos órgãos, instalará o governo estadual nestas cidades onde despachará, participará de fóruns, palestras e ações sociais, dentro da programação do Governo do Estado na Minha Cidade. O secretário da infraestrutura, Adail Fontenele, que participa da programação, cumprirá uma extensa agenda de visitas às diversas obras tocadas pela Secretaria mediante o Departamento de Edificações e Rodovias (DER) e Metrô do Cariri, entre elas as obras do Hospital Regional e o Metrô do Cariri.

No dia 5, o Secretário da Seinfra, Adail Fontenele, conhecerá de perto o trecho da rodovia CE-060, que liga Barbalha a Jardim e que está em fase de licitação para receber serviços de restauração. São 35,9 km de extensão que terão melhorias como drenagem, obras de contenção, pavimentação, sinalização horizontal e vertical, urbanização e paisagismo entre outras. Em seguida estará em Juazeiro do Norte onde verá os trabalhos com vistas a dotar a região de um moderno hospital. O Hospital Regional do Cariri, já está com 40% dos trabalhos concluídos devendo estar terminado ainda no primeiro semestre de 2010, terá 209 leitos, que irão garantir à população de 1.366.709 habitantes de Juazeiro, Crato, Barbalha, Icó, Iguatu e Brejo Santo, a assistência especializada em diversas áreas da saúde, com destaque para os serviços de traumato-ortopedia, cardiologia, proctologia, urologia, mastologia e gastroenterologia. A área construída é de 27.126,47 metros quadrados e o investimento é de R$ 44.224.380,76.

Também em Juazeiro do Norte, está em fase de construção o Metrô do Cariri, ligando Juazeiro do Norte ao Crato. Os serviços passam no momento pelas fases de construção de nove estações de passageiros, a remodelação da linha permanente do trecho entre as estações de Juazeiro e Fátima, em Juazeiro do Norte e a construção de uma oficina de manutenção e o teste dos trens. O custo total do projeto é de cerca de R$ 22 milhões e deverá estar operando no próximo ano. O Metrô do Cariri tem uma extensão total de 13,6km.

No dia 6 será a vez da visita às rodoviárias em Pedra Branca. Ali está sendo restaurada a rodovia CE-168, no trecho Pedra Branca –Boa Viagem, de 41,1 km de extensão, que receberá serviços de pavimentação, drenagem, sinalização, urbanização e paisagismo, entre outros. Estão sendo investidos nesta obra cerca de R$ 19 milhões do Tesouro do Estado e BID. Bastante castigada pelas fortes chuvas que caíram no Estado no início deste ano, a rodovia BR-226, no trecho entre Pedra Branca e Mineirolândia, está tendo seu pavimento recuperado pelo Programa Proestradas. A operação está em fase de conclusão e recebe investimento de R$ 83 mil.

Em Trairí, no dia 10, o Secretário verificará os serviços feitos na CE-163, no trecho Trairí-Barrento. Os 11 km receberam recuperação do pavimento que foi danificado durante a última invernosa passou por serviço de pavimentação do Proestradas, recebendo investimentos de cerca de R$ 22 mil.

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra
José Milton/Luiz Guedes (josemilton@seinfra.ce.gov.br / guedes@seinfra.ce.gov.br )
tel-85-31013764