Operários e máquinas começam a escavar túnel na Castro e Silva

23 de setembro de 2009 - 03:00

Máquinas recomeçaram a trabalhar no cruzamento da avenida Tristão Gonçalves com a rua Castro e Silva, no Centro. Está sendo dada continuidade à escavação invertida do túnel do Metrô de Fortaleza que parte da Estação São Benedito em direção à Estação Lagoinha.

Desde o dia 20 de junho, uma das vias da rua Castro e Silva foi interditada para a abertura de um shaft (ponto de escavação). É por esse ponto que vai ser retirada a areia de dentro do túnel e construída a laje de fundo do trecho subterrâneo entre as ruas Castro e Silva e Guilherme Rocha, com uma extensão aproximada de 500 metros.

A técnica usada na construção do trecho subterrâneo do Metrô de Fortaleza é a de escavação invertida. O túnel começa a ser construído a partir de suas paredes laterais e laje do teto. A última etapa é a perfuração de um shaft para retirar a areia do “miolo” do túnel e a construção de sua laje de fundo. Com exceção do trecho onde é aberto o shaft, essa fase ocorre sem que seja necessária a interrupção do trânsito na via que fica acima do túnel.

A obra deve ser concluída em aproximadamente um ano. Dos seus 24 quilômetros de extensão, a Linha Sul do Metrô de Fortaleza terá 18 km em superfície, 3,9 km em trecho subterrâneo e 2,2 km em elevado.


Assessoria de Imprensa do Metrô de Fortaleza

Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br tel 85 31017106)