DETRAN encerra semana do trânsito com seleção de desenhos de estudantes

24 de setembro de 2009 - 03:00

O Detran faz, nesta sexta-feira, dia 25, o encerramento da Semana Nacional de Trânsito 2009, sob o tema “Educação no Trânsito”, com a seleção de desenhos realizados por crianças estudantes de escolas públicas e privadas, que receberão vale-brinde da Lego. Os estudantes, entre cinco a oito anos de idade, participaram de oficinas de desenho durante a vista à Escola de Educação para o Trânsito do Estado do Ceará, instalada na sede do DETRAN, no bairro Maraponga.


A solenidade acontece às 9 horas, na sede da Escola de Trânsito, com as presenças do Superintendente do DETRAN-CE, João Pupo, da representante da Lego Education (sediada em São Paulo), Neruza Costa, e do diretor de Habilitação, João Bezerra. O DETRAN cebrou parceria com a Lego, que montou, com mais de 150 mil peças, a mini-cidade, sobre um tablado de 40 metros quadrados, instalada no saguão da escola de Trânsito, inaugurada em maio último, pelo governador Cid Gomes. Desde então, que a escola vem recebendo uma média de 100 crianças por dia, em que aprendem brincando a respeitar as regras do trânsito.


A mini-cidade é sinalizada vertical e horizontalmente e todos os semáforos funcionam. Mini-carros circulam pela cidade, com controle remoto, operado pelas crianças. No pátio externo, há uma pista, de 600 metros quadrados, onde as crianças dirigem mini-carros elétricos,
sobre vias asfaltadas e sinalizadas. Há ainda três salas, equipadas com brinquedos eletrônicos, com programas voltados para a educação no trânsito. Outra mini-cidade foi instalada na unidade móvel de Educação para o Trânsito, que já percorreu dezenas de cidades do Interior e escolas públicas e privadas de Fortaleza.


Durante a semana, foram realizadas blitze educativas, com a distribuição de folder sobre as novas regras, já em vigor, para condução de crianças nos veículos. Até o próximo ano, os pais e responsáveis devem se adaptar às novas regras, quando passarão a ser fiscalizadas. Quem desrespeitar será multado. São quatro formas de conduzir as crianças em veículos, dependendo da idade: 1)crianças com até um ano deverão ser conduzidas, obrigatoriamente, com o bebê conforto; acima de um ano e inferior a quatro anos, com a cadeirinha; acima de quatro anos e inferior a sete, com assento de elevação; e acima de sete anos e inferior a 10, usando o cinto de segurança do veículo.


O Coral Sinal Verde, formado por servidores do DETRAN, realizou blitze educativas em alguns postos de atendimento de Fortaleza, com paródias da MPB com letras de autoria de Inês dos Santos, do setor de Arrecadação. Quarta-feira, o coral se apresentou nos postos Aldeota (Santos Dumont) e Cocó (vizinho ao Shopping Outro Verde). Quinta-feira, foi a vez dos postos dos bairros São Gerardo (Avenida Bezerra de Menezes) e Couto Fernandes (Avenida José Bastos). E nesta sexta-feira, faz apresentação no encerramento da semana, na escola de Educação para o Trânsito, na sede do Detran-CE, onde se apresentou na abertura do evento, na última segunda-feira. 


Assessoaria de Comunicação Social do Detran
Paulo Ernesto Serpa 3101.5813 e (85) 8739.4259
pauloernesto@detran.ce.gov.br