Ibama visita CIPP para finalização de licenciamento ambienta

25 de setembro de 2009 - 03:00

Uma equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), acompanhada de técnicos da Seinfra, visitou nesta quinta-feira (24) o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) para conhecer a área objeto de elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) da parte industrial daquele equipamento. A entrega do documento, que está em fase de finalização, está prevista para o dia 14 de outubro na sede do Instituto, em Brasília. A visita incluiu um sobrevôo da equipe pela área do complexo.

Pelo Instituto participaram o coordenador de licenciamento, Sebastião Custódio Pires, e os técnicos Marcus Vinícius Leite Cabral de Melo, Fabíola Nunes Derossi e Leandro Hartleben Cordeiro. Pela Seinfra a coordenadora dos trabalhos de elaboração do Relatório, Márcia Coutinho e Alexandre Fernandes. À tarde o grupo se reuniu na sede da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em Fortaleza. Amanhã (25) o grupo assistirá a uma apresentação do Centec e a empresa VBA, responsável por projetos conceituais do equipamento, acerca dos projetos do CIPP.           

O relatório está sendo elaborado pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e abrange toda a área industrial daquele complexo, localizado entre os municípios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia, numa área de 335 quilômetros quadrados. O estudo, cujo investimento é de R$ 1,6 milhões pagos com recursos do Tesouro Estadual, se refere apenas à parte industrial do Complexo, uma vez que a área portuária já possui as licenças ambientais exigidas para a sua operação. O CIPP já detém uma Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) aprovada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) em 2006.

O secretário Adail Fontenele, que recebeu o grupo em seu gabinete, acompanhado do procurador do Estado, Fernando Oliveira, destacou que o estudo ambiental complementa todas a exigências legais no que diz respeito à parte ambiental do equipamento, consolidando sua aptidão para receber os grandes empreendimentos como a siderúrgica e a refinaria de petróleo em implantação naquele Complexo.

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra
José Milton/Luiz Guedes (osemilton@seinfra.ce.gov.br / guedes@seinfra.ce.gov.br )
tel-85-31013764