Governador acompanha primeiro dia de trabalho 24 horas na obra do Metrô

1 de outubro de 2009 - 03:00

O governador Cid Gomes vai conferir de perto o primeiro dia de trabalho no regime 24 horas dos operários que executam a obra do trecho subterrâneo da Linha Sul do Metrô de Fortaleza. Acompanhado do secretário de infraestrutura, Adail Fontenele, e do presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Rômulo Fortes, Cid Gomes vai visitar nesta quinta-feira (1), às 19h30min, a Estação São Benedito (rua Clarindo de Queiroz, esquina com a avenida Tristão Gonçalves, Centro).

A Estação de São Benedito é uma das quatro do trecho subterrâneo do Metrô. As outras são: Benfica, Lagoinha e João Felipe. As duas primeiras já se encontram com aproximadamente 90% da estrutura física concluída. Dos 24 km da Linha Sul, 3,8 km são em subterrâneo, 18 km em superfície e 2,2 km em elevado.

Para acelerar a construção do Metrô de Fortaleza, o consórcio construtor, atendendo a apelo do Estado, reforçou o contingente de mão-de-obra. Até o fim de 2009, o ritmo da obra deve atingir seu ápice com o emprego de mais de dois mil operários. Atualmente, aproximadamente 900 trabalham na Linha Sul, que vai ligar Pacatuba ao Centro de Fortaleza.

O regime especial de trabalho tem como objetivo assegurar o cumprimento do cronograma de conclusão da obra da Linha Sul. Até junho de 2010, as obras civis devem ser finalizadas. A previsão é que o Metrô comece a operar em fase de testes em outubro de 2010. Em setembro do mesmo ano, o Governo do Estado receberá os dois primeiros trens unidade elétrica (TUEs) que irão rodar na Linha Sul.

O Metrô vai atender a população da Região Metropolitana, principalmente da Capital, Caucaia, Maracanaú e Pacatuba. Após a implantação, com a integração plena entre os modais de transporte, o sistema terá capacidade de transportar cerca de 350 mil pessoas por dia numa primeira etapa. A projeção é que em 2014 sejam beneficiados 675 mil passageiros.

Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza:
Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br – (85) 3101.7183 ou 8724.2147)