Guia de Acessibilidade de edificações, elaborado pela Seinfra integra Ceará Acessível

2 de outubro de 2009 - 03:00

Os portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida recebem, a partir de agora, maior atenção acerca de suas necessidades especiais por parte do Governo do Estado. A primeira dama do Estado, Maria Célia Habib Moura Ferreira Gomes, acompanhada do secretário da infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, do presidente do conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), Isaías Dias, e outras autoridades estaduais, lançou nesta quinta-feira (1.º) o Programa Ceará Acessível, composto por equipamentos e ações voltadas aos deficientes e pessoas idosas.

Entre os benefícios estão o Guia de Acessibilidade dos Espaços Públicos e Edificações, elaborado pela Seinfra. Além disso, o Programa prevê outros instrumentos como uma gráfica para editar material em Braille, uma ouvidoria especial, a entrega de kits com material de apoio para os Centros de Referência de Ação Social (Cras) e o lançamento do Portal Ceará Inclusivo, onde serão divulgadas as ações voltadas para esse tipo de público.

A primeira dama destacou que com estas ações os deficientes passarão a vivenciar a diminuição das diversas barreiras que impedem a inclusão destas na sociedade em sua plenitude. O titular da Seinfra, ao destacar a importância do Guia de Acessibilidade – uma publicação de 170 páginas com as orientações acerca das normas a serem adotadas com vistas a eliminar as barreiras arquitetônicas nas edificações públicas e outras edificações -, enfatizou o que documento vai promover uma melhoria significativa nos acessos aos prédios públicos do Estado, promovendo a cidadania.

O documento é resultado do Programa de Adequação dos Espaços Públicos às Normas de Acessibilidade. A Secretaria elabora o diagnóstico da acessibilidade em 90 prédios públicos de Fortaleza e do Interior do Estado. A previsão é de que estejam concluídos no primeiro semestre do próximo ano. Algumas edificações estaduais, no entanto, já implementam essas adequações, como rampas e elevadores para deficientes físicos.

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra
José Milton/Luiz Guedes (josemilton@seinfra.ce.gov.br/guedes@seinfra.ce.ogv.br -85 – 31013763)