Empresa apresenta proposta para descarregador de minérios do Pecém

7 de outubro de 2009 - 03:00

A empresa Cargotec Sweden AB MacGregor Bulk apresentou nesta terça-feira (6), às 16 horas, à Comissão Central de Concorrências, da Procuradoria Geral do Estado (PGE), os documentos de habilitação e proposta comercial para se habilitar para a instalação de um descarregador de carvão mineral no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). O equipamento foi licitado pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e vai integrar o sistema de transporte do mineral para empreendimentos naquele Complexo estando orçado em cerca de R$ 25 milhões, com prazo de 20 meses para instalação, a partir da contratação da empresa. A documentação de habilitação deverá ser enviada pela PGE a Seinfra para análise. Caso seja habilitada será aberta à proposta de preço.

O descarregador deverá ser do tipo contínuo, com capacidade para 2.400 Ton/hora, que será instalado no Berço Interno do Píer 1, do Terminal Portuário, sendo destinado às operações de descarregamento do carvão mineral a ser lançado na correia transportadora, em execução, para ser utilizado como insumo da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e a Termelétrica da MPX que se instalam naquele Complexo.

O equipamento, segundo o secretário da Infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, será usado para transportar, com a maior segurança possível, o carvão mineral das embarcações até a correia transportadora de minérios para que o material chegue isoladamente na usina termelétrica e na siderúrgica. “O tipo de descarregador a ser adquirido pelo Estado evita o contato do carvão com a natureza, aumentando a segurança do processo de transporte do mineral”, explicou o secretário acerca da segurança da operação de transporte.

 

Assessoria de Comunicação da Seinfra
José Milton/Luiz Guedes (josemilton@seinfra.ce.gov.br-85-31013763)