Guaraciaba do Norte ganha delegacia de Polícia e escola de educação profissional

8 de outubro de 2009 - 03:00

O secretário da infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, participa nesta quinta-feira (8), às 18 horas, em Guaraciaba do Norte, na região da Ibiapaba, junto com o governador Cid Gomes, da Ordem de Serviços para a construção da Escola Estadual de Educação Profissional daquele município que também ganha na ocasião uma Delegacia Municipal de Polícia, levando melhores serviços de segurança pública à região. No mesmo dia o Governo do Estado estará também entregando o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) em Ubajara, uma escola profissionalizante em Miraíma e autorizando a construção de uma escola profissional em Tianguá.

A Escola, da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), terá seus trabalhos de construção fiscalizados pelo Departamento de edificações e Rodovias (DER), órgão vinculado à Seinfra, devendo estar pronta dentro de 240 dias. São 4.506,45 m² de área construída, devendo contar com hall/foyer, auditório com 1023 lugares, biblioteca, bloco administrativo, laboratórios de Línguas, Informática, Química, Biologia, Física e Matemática, doze salas de aula, laboratórios especiais com duas oficinas, bloco administrativo de vivência, quadra poliesportiva, teatro de arena e estacionamento. A obra está orçada em R$ 5.957.982,67 oriundos do Tesouro do Estado e Ministério da Educação e Cultura (MEC). A construtora Forteks Engenharia e serviços será a executora.

As Escolas de Educação Profissional iniciam seu período letivo em 2010, ofertando, em período integral, os cursos do Ensino Médio e cursos técnicos profissionalizantes. Serão cerca de mil alunos atendidos. Atualmente, o Estado conta com 51 escolas de educação profissional e até o próximo ano, outras 49 unidades serão entregues.

A segurança pública daquele município e região será reforçada com a inauguração da Delegacia Municipal de Polícia. A edificação, do tipo 2, tem duas celas, depósito de material apreendido, sala de custódia, alojamento das polícias Civil e Militar, cartório, sala de audiência, sala do delegado adjunto, sala do inspetor chefe, sala do comando da PM e sala de apoio da PM. A obra, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa da Cidadania (SSPDS), custou ao Estado R$ 479.210.78. São 332,84 m² de área construída. Os trabalhos foram executados pela Linear Construções Ltda e fiscalizadas pelo DER.

Assessoria de Comunicação da Seinfra
Jose Milton/Luiz Guedes (josemilton@seinfra.ce.gov.br 85 – 31013763)