Hidrolândia terá escola profissionalizante

16 de outubro de 2009 - 03:00

Os estudantes de Hidrolândia, município distante cerca de 250 km de Fortaleza, terão no próximo ano melhores condições de formação profissional. O Governador Cid Gomes autoriza nesta quinta-feira, dia 16, às 20 horas, na Praça da Igreja Matriz, a construção de uma Escola de Educação Profissional daquele município. A solenidade contará ainda com as presenças do secretário da infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, a secretária da Educação do Estado, Maurício Holanda (em exercício) e do superintendente do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), Quintino Vieira, diretores e lideranças políticas e comunitárias da região. Os trabalhos de construção das escolas são fiscalizados pelo Departamento de Edificações e Rodovias do Estado (DER) e deverão ficar prontos num prazo de 240 dias.

A escola terá 4.506,45 m² de área onde os cerca de mil estudantes atendidos em período integral terão auditório com 201 lugares, biblioteca, bloco pedagógico administrativo, laboratórios de línguas, Informática, Química, Biologia, Física, Matemática, além de laboratórios especiais com duas oficinas, bloco administrativo de vivência, cantina, quadra poliesportiva teatro de arena e estacionamento com 40 vagas, seguindo o padrão das demais. As atividades escolares começam 2010. O investimento total no equipamento será de R$ 5.973.046,85, com recursos do MEC e Tesouro do Estado. As obras serão fiscalizadas pelo DER.

O objetivo das Escolas Profissionais da Seduc é ofertar, em período integral, Ensino Médio e cursos técnicos profissionalizantes. A iniciativa vai melhorar a educação nas regiões, beneficiando cerca de mil alunos em cada escola. A estrutura de uma escola de educação profissional é composta de 12 salas de aula, biblioteca, laboratórios de Línguas, Informática, Ciências (Física, Química e Biologia), Matemática, auditório, quadra poliesportiva e dependências administrativas. Atualmente, o Ceará conta com 51 escolas de educação profissional e até o próximo ano, outras 49 unidades serão entregues aos cearenses, totalizando 100 Escolas Profissionais.