Sobral e Massapê beneficiados na Educação e Segurança

16 de outubro de 2009 - 03:00

Neste sábado, dia 17, os municípios de Massapê e Sobral, no Noroeste do Ceará, receberão o governador Cid Gomes para a entrega de uma delegacia de Polícia, duas escolas de Ensino Médio e duas profissionalizantes. As solenidades contarão com as presenças dos secretários estaduais da Infraestrutura, Adail Fontenele, da Educação, Izolda Cela, da Segurança Pública, Roberto Monteiro e autoridades municipais.Em Massapê, às 19 horas, será inaugura a nova Delegacia de Polícia que dará mais agilidade nos serviços para a população. O prédio, de 332,84 metros quadrados, terá duas celas, depósito de material apreendido, custódia, alojamento para policiais civis e militares, cartório, salas do delegado titular, de audiência, inspetor, comando da PM, e de apoio da PM, depósitos de armas, recepção, banheiros para portadores de necessidades especiais e funcionários e pátio interno, almoxarifado, entre outros setores. A obra custou R$ 479.852,33 com recursos do Tesouro do Estado. Também será autorizado o início das obras de uma Escola de Educação Profissional com capacidade para mil alunos. A execução das obras foram fiscalizadas pelo Departamento de Edificações e Rodovias (DER), órgão vinculado á Seinfra.

No município de Sobral o Governador autoriza o início das obras de duas escolas de Ensino Médio, uma no distrito de Jaibaras, às 9 horas, e outra em Rafael Arruda, às 11 horas e uma profissionalizante, na sede, às 20 horas. As duas novas unidades de Ensino Médio da Seduc terão aporte financeiro da ordem de R$ 3,9 milhões. A construção, reforma e ampliação de novas escolas fazem parte da política educacional do Estado, ampliando o acesso à escola e promovendo a melhoria da aprendizagem e preparo dos alunos para o mercado de trabalho.

A Escola de Educação Profissional, a ser construída na sede de Sobral, a exemplo das demais escolas desse tipo, funcionará nos turnos manhã e tarde, em tempo integral. A estrutura dispõe de 12 salas de aula, biblioteca, laboratórios de Línguas, Informática, Ciências(Física, Química e Biologia) e Matemática, além oficinas. O projeto oferta ainda auditório, teatro de arena, quadra poliesportiva e dependências administrativas como sala de professores e banheiros adaptados para deficientes físicos, entre outros espaços. Entre 2008 e 2009, a população cearense recebeu 51 escolas profissionalizantes. Até 2010, o Governo Estadual entregará mais 49 novas unidades, o que totalizará 100 escolas profissionais e a garantia de 48 mil vagas para a rede pública estadual de ensino. Atualmente, os cursos oferecidos são: Informática, Enfermagem, Turismo, Segurança do Trabalho, Comércio, Finanças, Edificações, Produção de Moda, Estética, Massoterapia, Agroindústria, Meio Ambiente e Aqüicultura.