Fiscalização do DETRAN evolui até 884% nos últimos 3 anos

20 de outubro de 2009 - 03:00

As operações de fiscalização do DETRAN-CE evoluiram nos últimos três anos até 884% em relação a 2006, como é o caso dos flagrantes registrados em motociclistas dirigindo sua moto sem capacete: foram 743 em 2006 e 6.569 em 2009 (até 9 de setembro último). Evolução de 352% aconteceu com veículos recolhidos: foram 13.838 neste ano, contra 3.962 em 2006. O percentual de 425% foi registrado no recolhimento de CNHs, por estarem vencidas: 2596 em 2006 e 11.042 em 2009. Outro salto foi quanto aos flagrantes de pessoas dirigindo sem habilitação: 342%, representado por 6.937 neste ano, em comparação com 2.027 em 2006.

O Superintendente do DETRAN-CE, João Pupo, explicou que esses resultados refletem a ação do órgão no cumprimento da sua missão constitucional de fiscalizar, com o objetivo de fazer com que os usuários de trânsito respeitem à legislação. Segundo ele, os dados mostram a decisão política de atuar com seriedade na gestão do trânsito, um setor que tem mudado a vida dos seus usuários nos últimos anos: motoristas, passageiros e pedestres. Lembrou que a frota de veículos no estado deu um saldo de mais de 30% nos últimos três anos. Atualmente, são 1,4 milhão de veículos registrados no Ceará, dos quais mais de 600 mil em Fortaleza.

Nos últimos dois anos, o DETRAN-CE investiu nas áreas de fiscalização, educação e infraestrutura de trânsito, a partir da sua receita de multas, que representa 18% do seu orçamento, e das receitas operacionais. A frota do DETRAN passou a contar com mais de 120 viaturas novas, entre os quais reboques, camionetas e automóveis para fiscalização, além de bafômetros e equipamentos para uso dos agentes de trânsito, como lanternas e jaquetas refletivas nas operações noturnas.

O resultado disso, é a presença de agentes de trânsito nas avenidas de Fortaleza e do Interior do Estado e nas rodovias estaduais. A partir de 2008, com a competência de fiscalizar os transportes 
intermunicipais rodoviários de passageiros (ônibus e vans), a fiscalização foi intensificada, com a contratação de 100 novos agentes e fiscais de transportes, aprovados em concurso público realizado pelo antigo DERT, que também era vinculado à secretaria da Infraestrutura do Estado.

Na área de educação de trânsito, outros investimentos aconteceram: foi feito investimento de R$ 1,6 milhão na construção da Escola de Educação para o Trânsito, inaugurada em maio último pelo governador Cid Gomes, para atender a alunos de seis a 12 anos de escolas públicas e privadas. A escola, com mais de mil metros quadrados, já atendeu a mais de 6 mil alunos, que aprenderam, bricando, a respeitar as leis de trânsito.

Mini-cidade sinalizada, videogames, mini-pista sinalizada, com direito a dirigir mini-veículos elétricos, vídeos educativos e oficinas de montagem de vias sinalizadas são as opções encontradas pelas crianças nessa escola. Há ainda a unidade móvel de educação de trânsito, que já percorreu mais de bairros de Fortaleza e mais de 30 cidades do interior, permitindo às crianças que aprendam a se conduzir no trânsito brincando com jogos educativos.

Outro programa financiado pelo DETRAN é o programa Carteira de Motorista Popular, conforme projeto de lei do Governo do Estado aprovado pela Assembléia Legislativa,  em vigor desde janeiro deste ano. Anualmente, o DETRAN vai emitir 25 mil unidades de CNHs às pessoas de baixa renda, depois de frequentar as aulas dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) e ser aprovado nos exames médico, legislação de prática de direção. Até setembro último, foram beneficiados quase 30 mil pessoas, residentes no Interior, das 140 mil que fizerem a pré-seleção pela Internet, para obter a CNH para conduzir motocicleta (Categoria A). Posteriormente, o programa beneficiará os motoristas de baixa renda residentes em Fortaleza e na sua Região Metropolitana.

Assessoria de Comunicação do DETRAN-CE
Responsável: Paulo Ernesto Serpa
(85) 3101.5813, (85) 3101.5819 e (85) 8739.4259
pauloernesto@detran.ce.gov.br