Pecém recebe grandes obras que garantirão seu desenvolvimento

21 de outubro de 2009 - 03:00

A ampliação do Terminal Portuário, a implantação de uma correia transportadora de carvão mineral, de um descarregador de carvão mineral e o aumento do número de tomadas para receber cargas frigorificadas são alguma das grandes obras que tem garantido o crescimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). O Terminal de Múltiplas Atividades (TMUT), uma obra de R$ 313,7 milhões, permitirá quadruplicar a atual movimentação de contêineres dos atuais 150 mil TEUS por ano para 750 mil anuais, deixando ainda um terminal exclusivo para o uso da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), hoje, utilizado para operações com cargas gerais. O investimento inclui ainda R$ 36,7 milhões na fabricação e contagem das camisas metálicas para o revestimento dos pilares da ponte de acesso ao novo pátio de cargas. O terminal realizará operações com contêineres e carga geral com equipamentos de última geração e poderá receber navios com calado de até 17 metros. O Terminal, administrado pela Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra).

As obras de ampliação do quebra-mar do Terminal do Pecém, que abrigará o TMUT, atingem atualmente mais de 343 metros de extensão, o equivalente a 34,3% do total da obra, de mil metros previstos. Com a ampliação, o quebra-mar passará a ter 2.700 metros de extensão. O TMUT, que começou a ser construído no início deste ano, deverá ficar pronto até 2010. A obra está sendo construída pelo consórcio Marquise/Ivaí. As obras constam ainda da construção de dois berços de atracação contínuos, com extensão total de 760 metros de comprimento, sendo 700,00 metros de cais acostável visando acomodar navios contêineres de última geração; e implantação de linha de guindastes para descarregamento e carregamento de contêineres; retroárea para pátio de estocagem com cerca de 87.400 metros quadrados.

O Terminal do Pecém, desde o início de suas operações, tem utilizado os dois berços de atracações do Terminal de Granéis Sólidos e Produtos Siderúrgicos, em caráter provisório, para movimentação de cargas múltiplas, resultando em expressivo aumento do total de cargas movimentadas, daí a necessidade de um terminal exclusivo para este tipo de carga. Está sendo realizada a ampliação da ponte que dá acesso ao terminal, em 363 metros de extensão, que passará a ter pista dupla, passeio e sistema de iluminação; instalação de energia elétrica, abrangendo geração de energia, alimentadores, subestação, distribuição de media tensão e baixa tensão, tomadas, para contêineres frigorificados, telemática, sistema de combate a incêndio e sistema de controle automatizado das instalações. A ponte passará dos atuais 2.160 metros de cumprimento para 2.523 metros. Está prevista ainda a implantação de edificação para balança rodoviária, prédio de apoio operacional/administrativo, casa de bombas de incêndio, subestação e guarita. 

As camisas metálicas de revestimento dos pilares da ponte de acesso, num total de 996, terão 0,80 metros de diâmetro cada, com 24.900 metros, pesando 4.980 toneladas servindo para o revestimento das estacas de concreto da ponte e do cais de atracação. Até agora as estacas e blocos já estão concretados até o sétimo eixo, estando o primeiro vão com vigas e lage de concretagem concluída.

Correia Transportadora

Outro importante benefício em implantação no Complexo Industrial e Portuário do Pecém é a correia transportadora de carvão mineral cuja implantação está na fase de finalização dos projetos executivos e levantamentos topográficos. Em paralelo já foi iniciada a implantação do canteiro de obras do consórcio executor, o Pecém KN. A correia vai equipar o Complexo em função da implantação de empreendimentos como as usinas térmicas da MPX e da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), será instalada no berço de contêineres do píer 1 do Terminal Portuário. A Capacidade nominal de transporte de carvão mineral do equipamento será de 2.400 toneladas por hora. O insumo é retirado do navio e conduzido por correia até o pátio de estocagem das empresas que utilizarão esse tipo de combustível. Essa tecnologia, de baixo impacto ambiental, já é utilizada em outros portos.  O investimento é de R$ 148,3 milhões.

Para complementar o processo de transporte do carvão mineral, o Governo do Estado mediante a Seinfra, licitou a compra de um descarregar de minérios para àquele Complexo.Uma empresa apresentou proposta que sendo avaliada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE). O equipamento está orçado em cerca de R$ 25 milhões, com prazo de 20 meses para instalação, a partir da contratação da empresa. O descarregador deverá ser do tipo contínuo, com capacidade para 2.400 Ton/hora, que será instalado no Berço Interno do Píer 1, do Terminal Portuário, sendo destinado às operações de descarregamento do carvão mineral a ser lançado na correia transportadora, para ser utilizado como insumo da CSP e a Termelétrica da MPX que se instalam naquele Complexo.
Tomadas

O Terminal também já concluiu a instalação de 264 tomadas elétricas, que passam agora apenas por testes, aumentando para 888 o número destes equipamentos, essenciais para a plugagem de contêineres frigorificados. As obras de instalação destes equipamentos também incluíram uma subestação de energia elétrica de 2.500 KWA. O investimento foi de R$ 3,3 milhões. A ampliação da capacidade de receber cargas frigorificadas faz parte dos preparativos logísticos para atender a demanda de frutas e outros produtos o que tem atraído grandes centros produtores de fruticultura da Região Nordeste. O terminal tem se tornado nos últimos anos um grande exportador de cargas frigorificadas da Região Nordeste. Em 2008 a fruticultura exportou pelo Porto U$ 103 milhões.

Assessoria de Comunicação da Seinfra
José Milton/Luiz Guedes (josemilton@seinfra.ce.gov.br 85-31013763)