Projetos rodoviários abrem debates sobre obras para a Copa de 2014

21 de outubro de 2009 - 03:00

Os projetos para deixar Fortaleza apta para sediar jogos da Copa do Mundo de Futebol no País em 2014 abriram a primeira reunião do Ciclo de Debates sobre projetos Estruturantes para a Copa 2014, nesta quarta-feira (21) no auditório da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), no Estádio Castelão. O evento é promovido em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e Jornal O Povo. Os debates, coordenados pelo titular da Sesporte, Ferrucio Feitosa, que acontecerão ao longo de quatro semanas, abrangem: Mobilidade urbana; Turismo; Meio Ambiente Saúde e Reforma de Estádios; e Segurança, Capacitação e Empreendedorismo.

O secretário adjunto da Seinfra, o engenheiro Otaílio Borges Filho, que falou acerca das obras que impactarão a mobilidade urbana durante a Copa em Fortaleza, apresentou como destaque entre as obras rodoviárias para deixar a cidade melhor estruturada para receber as competições a duplicação da rodovia CE-040, entre Fortaleza e Beberibe, numa extensão de 44,5 km. Os recursos investidos, no valor de R$ 76,8 milhões, são oriundos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional) e Tesouro do Estado. A obra dá continuidade aos trabalhos de duplicação realizados naquela rodovia até o Iguape (Aquiraz) e visam dar nova qualidade aos produtos turísticos do litoral leste, como as praias de Caponga, Morro Branco, Praia das Fontes, Canoa Quebrada e Majorlândia, dando melhores condições de trafegabilidade aos turistas e visitantes. Otacílio Borges ressaltou ainda a importância da constante integração entre os diversos setores envolvidos nestes projetos de forma a que estes tenham pleno êxito.

Ainda dentro do tema, foram discutidas as obras do Metrô de Fortaleza, quando os coordenadores das obras, Diogo Cruz e Rodrigo Lemos,  apresentaram a situação atual dos trabalhos, especialmente a Linha Sul, que se encontra em fase mais adiantada em relação à Linha Oeste. O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Joaquim Guedes Neto, apresentou detalhes acerca das obras de construção da ponte sobre o rio Cocó (ligando as praias do Futuro e Sabiaguaba) e Daniel Lustosa, gerente do Sistema Municipal de Transporte da Capital (Transfor), acerca de intervenções viárias na Capital.

O segundo encontro, programado para o próximo dia 28, ocorrerá no auditório da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC) e tratará de propostas para o desenvolvimento do turismo, abordando temas como a expansão do Aeroporto Pinto Martins e os projetos do Acquário do Ceará e do Centro Multifuncional de Feiras e Eventos, entre outros.  Já o debate do dia 4 será sobre reformas de estádios, meio ambiente e saúde, com foco em propostas de ampliação e recuperação dos estádios Castelão e Presidente Vargas, despoluição visual de Fortaleza, balneabilidade de rios e lagos e construção de hospitais, entre outros.

O último debate está previsto para ocorrer no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), trazendo para o centro das discussões as iniciativas do poder público voltadas para a segurança, capacitação e o empreendedorismo. Oportunidades de negócios e geração de emprego em decorrência da Copa estarão entre os temas discutidos.

O ciclo de debates será realizado sempre às quartas-feiras, até o dia 11 de novembro, sempre de 9h às 11h. Não é necessário fazer inscrição e qualquer interessado pode participar. O evento é uma realização da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Grupo O Povo de Comunicação, em parceria com a Secretaria do Esporte do Estado.

Assessoria de Comunicação da Seinfra
José Milton/Luiz Guedes (josemilton@seinfra.ce.gov.br 85-31013763)