Empresas habilitadas para construir Aeroporto de São Benedito

27 de outubro de 2009 - 03:00

Seis empresas foram habilitadas para a construção do Aeroporto Regional de São Benedito, após análise de documentação pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e Procuradoria Geral do Estado (PGE). Concorrem ao serviço as construtoras Lotil, Memp, JMV, Copa, Cosampa e Edcon. O resultado deverá ser publicado no Diário Oficial para em seguida ser estabelecida a data de abertura das propostas de preços. O aeroporto de São Benedito faz parte dos esforços do Governo do Estado, através do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), vinculado à Seinfra, visando o desenvolvimento da aviação regional cearense. Para isso tem feito investimentos na construção, reforma e outras melhorias em diversos aeroportos regionais do Estado, como os de Tauá, Iguatu, Aracati, Camocim, Limoeiro do Norte e São Benedito. Também está em fase preparatória de licitação a construção do aeroporto de Jericoacoara.

As ações de melhorias aeroportuárias, além de promover e valorizar o turismo no Interior visam ainda incentivar ainda mais o turismo de negócios, com vistas ao crescimento e desenvolvimento regionais. Com um investimento de R$ 3,76 milhões do Tesouro do Estado, foi entregue no início deste ano, o novo Aeroporto Regional de Tauá, na Região dos Inhamuns, que deixou aquele equipamento em condições operacionais adequadas de pouso e decolagem, possibilitando a operação de aeronaves de médio porte, melhorando a ligação com a Capital e outros centros regionais. O aeroporto recebeu pistas de pouso e decolagem, com 1.200×30 metros, pista de taxiamento, pátio de estacionamento de aeronaves e do terminal de passageiros, balizamento, com sistema de proteção de voo, que garante as operações noturnas. Também está assegurada a urbanização das vias de acesso e implantação de Serviços de Combate a Incêndio (Sescinc).

A região de Aracati, praias ao leste de Fortaleza, que recebe grande fluxo de turistas devido às suas praias também passa por melhorias no setor aeroviário com as obras de construção do aeroporto regional de Aracati. As obras, que tem previsão de término para este ano, constam de pista de pouso e decolagens com 1.800 x 30 metros, podendo receber aviões de grande porte, pista de taxiamento, pátio de estacionamento, terminal de passageiros e hangar de aeronaves. O investimento é de cerca de R$ 20 milhões, oriundos do Ministério do Turismo, com contrapartida do Governo do Estado.

O Aeroporto Regional de Iguatu, Região Centro-Sul, também passou por grande melhoria este ano com revestimento em sua pista de pouco e decolagens, sinalização horizontal diurna e restaurações em sua estrutura. O investimento foi de R$ 650 mil do Governo do Estado. Outro que está recebendo uma nova estrutura é o Aeroporto Regional de Camocim, com ampliação da pista, que passará a ter 1.200×30 metros, pátio de estacionamento de aeronaves e pista de taxiamento de 60×15 metros entre outras melhorias para a recepção de visitantes que buscam aquela área litorânea. O investimento é de R$ 4 milhões rateados entre Governo Federal e Estadual.

O Governo do Estado elabora também projeto para construir o do Aeroporto Internacional de Jericoacoara, cuja previsão de início é para ainda este ano, já estando sendo preparado o edital de licitação. Com 2.500 metros de extensão, o aeroporto terá a segunda maior pista de pouso e decolagem do Ceará. A intenção é incrementar o acesso a Jericoacoara, destino turístico que cada vez mais ganha destaque internacional. O DER responde pela gestão de nove aeroportos regionais: Tauá, Camocim, Aracati, Juazeiro do Norte, Crateús, Campos Sales, Quixadá, Sobral e Iguatu.

Assessoria de Comunicação da Seinfra
Jose Milton/Luiz Guedes (josemilton@seinfra.ce.gov.br 85-31013763)