Seinfra participa de estudo de viabilidade de geração de energia em aterros sanitários

28 de outubro de 2009 - 03:00

O Governo do Estado, mediante a Seinfra, em parceria com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (USEPA), vai elaborar estudos de viabilidade técnica e econômico-financeira, e um projeto executivo, para a implantação de uma usina de aproveitamento dos resíduos sólidos para a Região Metropolitana de Fortaleza. A proposta dos estudos foi elaborada durante o workshop sobre manejo de aterros sanitários e estudo de viabilidade para o aproveitamento energético do biogás no Aterro Sanitário Metropolitano Oeste (Asmoc) em Caucaia, realizado na manhã desta terça-feira (27) no Centro administrativo do Banco do Nordeste no Passaré.
 

O evento foi articulado entre a Agência e as secretarias estaduais de Infraestrutura e Cidades e teve como foco as discussões acerca da geração de aterros sanitários, com a participação de municípios, universidades, secretarias de Estado. Outro encontro está marcado para abril do próximo ano, em local ainda a ser definido, quando serão discutidos aspectos do aproveitamento dos resíduos sólidos para a geração de energia.

Segundo Renato Rolim, coordenador de Energia e Comunicações da Seinfra, a agência norte-americana busca, dentro dessa proposta, assistir o Estado e as entidades locais envolvidas com a operação de aterros sanitários em desenvolver uma solução sustentável ambientalmente para o uso do biogás gerado pela decomposição dos resíduos, incluindo análise do potencial energético do empreendimento, que previamente aponta para uma capacidade de geração de 12 MW, energia suficiente para 25 mil habitantes.

Assessoria de Comunicação da Seinfra
José Milton/Luiz Guedes (josemilton@seinfra.ce.gov.br 85-31013763)