Casa Cor apresenta o Guia de Acessibilidade

29 de outubro de 2009 - 03:00

O secretário da infraestrutura Adail Fontenele participa nesta quinta-feira (29), às 18 horas, na Casa Cor 2009, durante o Ciclo de Palestras “Acessibilidade no Ceará: Arquitetura sem Barreiras e Desenho Universal” que o Governo do Estado promove, por intermédio da primeira dama, Maria Célia Habib Moura Ferreira Gomes, durante toda a mostra. Durante o evento o Secretário fará a apresentação do Guia de Acessibilidade: Espaço Público e Edificações. O tema da palestra será apresentado pela arquiteta Zilsa Maria Pinto Santiago e a engenheira Nadja Dutra Montenegro, que falarão sobre o conceito de acessibilidade na arquitetura atual, acessibilidade no espaço urbano e nos prédios públicos, formação profissional de engenharia e arquitetura, com foco na acessibilidade. E, ainda, a importância do tema dentro do contexto urbano, legislação pertinente (Decretos, Normas, Códigos etc.).

O Ciclo de palestras integra o leque de ações do Programa Ceará Acessível, que desenvolve projetos voltadas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas e das pessoas com deficiência, envolvendo a articulação de 13 secretarias de Estado e a sociedade civil organizada. A Casa Cor 2009 é a maior mostra de arquitetura, decoração, design e paisagismo da América Latina, que acontece até o dia 10 de novembro em imóvel localizado na avenida Visconde de Mauá, 1000, na Aldeota.

O Guia de Acessibilidade: Espaço Público e Edificações, elaborado pelo Governo do Estado mediante a Seinfra e a Associação Técnico-Científica Engenheiro Paulo de Frontin(Astef), com apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC), trata das questões voltadas à acessibilidade em edificações e espaços urbanos de uso público por pessoas com algum tipo de deficiência ou com mobilidade reduzida. O guia orienta os profissionais das áreas técnicas da Engenharia, Arquitetura e afins, além de servir de orientação aos gestores públicos e demais cidadãos sobre o tema. As orientações abordam questões gerais da acessibilidade dos espaços públicos, tanto no que diz respeito às vias de acesso e entorno, praças, parques etc, quanto ás edificações públicas propriamente ditas.

A publicação foi lançada no dia 1. º de outubro, pela primeira dama do Estado, Maria Célia Habib Moura Ferreira Gomes, fazendo parte de uma série de ações com vistas a melhoria da acessibilidade das pessoas portadoras de necessidades especiais aos serviços e prédios do Estado, entre estas o Projeto Terceira Idade Cidadã, o Portal Ceará Inclusivo e a Gráfica Braille, além da entrega de certificados aos municípios aprovados na seleção de projetos voltados às pessoas idosas e com deficiências nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Assessoria da Comunicação da Seinfra
José Milton/Luiz Guedes (josemilton@seinfra.ce.gov.br 85-31013763)