Obra do Metrô apresenta avanço físico de 54,62%

29 de outubro de 2009 - 03:00

A execução do Metrô de Fortaleza está ganhando mais ritmo para que o serviço seja oferecido à população dentro do prazo. O Metrô deve entrar em operação comercial no primeiro semestre de 2011. A obra está com um avanço físico global de 54,62%. Os avanços específicos são: estudos, projetos e administração, 94,94%; obras civis, 72,51%; sistemas fixos, 27,17%; material rodante, 19,83%; integração de sistemas, 51,48%; e desapropriação, 92,67%.

Segundo o presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Rômulo Fortes, todas as estações estão com obras em andamento. “As estações mais avançadas são as subterrâneas, exceto José de Alencar (antiga Lagoinha) e Central Xico da Silva (novo nome da João Felipe)”. As duas estações são objeto de um novo contrato de execução da obra que está em fase final de licitação.

Outras frentes de serviço também avançam. Já foi concluída a fabricação de todas as lamelas (paredes pré-moldadas) do trecho subterrâneo) e todos os contratos para o acabamento de todas as estações foram feitos. “As coberturas metálicas de todas as estações já foram contratadas e a construção do edifício sede foi iniciado há cerca de 15 dias”, acrescenta Fortes.

Desde o dia 1º de outubro, o trabalho de escavação do túnel da Estação São Benedito em direção à Central Xico da Silva está prosseguindo à noite. A intensificação do ritmo da obra vai permitir dobrar o avanço mensal do túnel de 30 metros para 60 metros. Outra frente de serviço está avançando em sentido contrário, da Estação Central à São Benedito. Segundo Fortes, esse trecho também deverá começar a operar no turno na noite em novembro.

Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza
Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br – 3101.7183 ou 8724.2147)