HGF receberá ampliação e reforma de setores

30 de outubro de 2009 - 03:00

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) ganhou nesta quinta-feira (29), às 16 horas, uma unidade especializada – e com atendimento 24 horas – no atendimento aos casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) que no Ceará registram 22 mil novos casos todos os anos. Na mesma ocasião foi assinada a Ordem de Serviços para a ampliação e reforma da emergência obstétrica, do Centro de Imagem e dos setores de diálise, nutrição, farmácia, almoxarifado do Hospital.

A solenidade foi presidida pelo secretário estadual da Saúde, João Ananias, na ocasião, representando o governador Cid Gomes, com as presenças do secretário da infraestrutura, Adail Fontenele, do superintendente do Departamento Estadual de Edificações e Rodovias (DER), Quintino Vieira, do chefe do governador, Ivo Gomes, diretores do hospital e representantes de entidades ligadas aos setores beneficiados. As obras na nova Unidade receberam investimentos de R$ 756 mil, recursos do Ministério da Saúde (MS) e do Tesouro do Estado. O DER fiscalizará as obras.

Num prazo de oito meses o HGF receberá novas melhorias nos serviços à população com a entrega das obras de ampliação e reforma da emergência obstétrica, do Centro de imagem e dos setores de  diálise, nutrição, farmácia, almoxarifado. No total, o investimento é de R$10.768.945,00, recursos do MS e do Tesouro do Estado.  As obras, a cargo da empresa Pavimentadora e Construtora do Nordeste Ltda, serão concluídas em oito meses.

Na ocasião foram divulgados os dados preliminares da pesquisa promovida pela Sesa sobre AVC em hospitais na Capital. O estudo foi iniciado em junho deste ano. Segundo o médico neurologista João José de Carvalho, os casos de AVC registram grande incidência também no Ceará. O AVC caracteriza-se por uma perda súbita de função cerebral decorrente da interrupção do fluxo sanguíneo para o cérebro (SAVC isquêmico) ou ruptura de artérias cerebrais (AVC hemorrágico). Dependendo das regiões afetadas e da extensão das seqüelas pode resultar em incapacitação leve ou completa. Embora não haja registros exatos acerca dos casos no Estado, os dados disponíveis estimam que teremos cerca de 20.500 novos casos de AVC por ano e cerca de 115 mil cearenses sofreram as sequelas da doença.

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra
José Milton/Luiz Guedes (josemilton@seinfra.ce.gov.br 85-31013763)