Juazeiro do Norte recebe delegacia e escola de ensino médio.

3 de novembro de 2009 - 03:00

O Governo do Estado entrega nesta terça-feira, dia 3, mais uma obra na área de segurança pública. Juazeiro do Norte, Na Região Sul do Estado, passa a contar com uma nova Delegacia Regional de Polícia Civil. Na edificação, foram investidos R$ 825.654,74, entre construção, equipamentos, móveis e utensílios. O novo equipamento – localizado na Rua das Flores, 900, no bairro Romeirão, segue os padrões físico e visual instituídos pelo Governo do Estado, com linhas modernas e confortáveis condições de trabalho. A solenidade de inauguração está marcada para às 19 horas, com as presenças do governador Cid Gomes e do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, dentre outras autoridades. As obras são fiscalizadas pelo Departamento de Edificações e Rodovias (DER), órgão vinculado à Seinfra.

A nova sede da Regional de Polícia de Juazeiro do Norte faz parte da meta de modernizar e interiorizar a Polícia Judiciária, com a construção de 50 delegacias até o ano de 2010, além de dotar de novas edificações outras já existentes, como é o caso agora de Juazeiro. Depois de inaugurar as novas unidades de Tamboril, Guaraciaba do Norte e Massapê – que já estão em pleno funcionamento -, o governo prepara a entregar em breve das delegacias de Viçosa do Ceará, Ipueiras, Lavras da Magabeira e Mauriti, além da unidade de Parambu que está com a inauguração marcada para o próximo dia 13. Outras oito obras se encontram em andamento, algumas já em fase de acabamento, casos dos municípios de Pedra Branca, Pentecoste, Trairi, Itarema, Missão Velha, Caririaçu, Milagres e Santana do Acaraú. O município de Aurora terá o processo licitatório realizado em breve, já a delegacia de Granja aguarda desapropriação do terreno para que seja dado início às obras.

Do projeto constam, também, construções de equipamentos semelhantes em cidades como Aracoiaba, Bela Cruz, Jijoca, Paraipaba, Jaguaruana, Icapuí, Jaguaretama, Alto Santo, Solonópole, Novo Oriente, Assaré, Cedro, Varjota, Pacujá e Coreaú. A programação prevê, ainda para 2009, o início das edificações de mais cinco unidades da Polícia Civil no interior. Estão em fase de elaboração por parte do DER, projetos para construções de delegacias em Chorozinho, Pindoretama, Indepedência, Banabuiú, Orós e Araripe.

Além da estrutura física moderna e padronizada, os novos prédios contam com mobília que contribui para uma maior funcionalidade do ambiente, itens que certamente facilitarão as atividades desenvolvidas pela Polícia Judiciária. Na ocasião, Governo e Secretaria da Educação (Seduc), através da Secretaria da Infraestrutura, que tem como vinculada responsável pela fiscalização das obras o DER, autorizam a construção de mais duas escolas de Ensino Médio no interior do Ceará. A iniciativa visa garantir a educação básica de qualidade aos estudantes destes municípios.

A nova sede da Regional de Polícia de Juazeiro do Norte faz parte da meta de modernizar e interiorizar a Polícia Judiciária, com a construção de 50 delegacias até o ano de 2010, além de dotar de novas edificações outras já existentes, como é o caso agora de Juazeiro. Depois de inaugurar as novas unidades de Tamboril, Guaraciaba do Norte e Massapê – que já estão em pleno funcionamento -, o governo se arregimenta para entregar em breve as delegacias de Viçosa do Ceará, Ipueiras, Lavras da Magabeira e Mauriti, além da unidade de Parambu que está com a inauguração marcada para o próximo dia 13. Outras oito obras se encontram em andamento, algumas já em fase de acabamento, casos dos municípios de Pedra Branca, Pentecoste, Trairi, Itarema, Missão Velha, Caririaçu, Milagres e Santana do Acaraú. O município de Aurora terá o processo licitatório realizado em breve, já a delegacia de Granja aguarda desapropriação do terreno para que seja dado início às obras.

Do projeto constam, também, construções de equipamentos semelhantes em cidades como Aracoiaba, Bela Cruz, Jijoca, Paraipaba, Jaguaruana, Icapuí, Jaguaretama, Alto Santo, Solonópole, Novo Oriente, Assaré, Cedro, Varjota, Pacujá e Coreaú. A programação prevê, ainda para 2009, o início das edificações de mais cinco unidades da Polícia Civil no interior. Estão em fase de elaboração por parte do Departamento, projetos para construções de delegacias em Chorozinho, Pindoretama, Indepedência, Banabuiú, Orós e Araripe.

Na ocasião, Governo e Secretaria da Educação (Seduc), através da Secretaria da Infraestrutura, que tem como vinculada responsável pela fiscalização das obras o DER, autorizam a construção de mais duas escolas de Ensino Médio no interior do Ceará. A iniciativa visa garantir a educação básica de qualidade aos estudantes destes municípios. Trata-se das escolas do distrito de Dourado, em Horizonte e de Juazeiro do Norte. A Escola de Dourado será equipada com 10 salas de aula, biblioteca, sala de vídeo, cantina, quadra poliesportiva, laboratórios e grêmio, dentre outros setores. Já a escola de Juazeiro, com as mesmas características, terá 08 salas de aula. As escolas de Dourado e Juazeiro, cujo financiamento provém do Tesouro Estadual, MEC e FNDE, somam recursos da ordem de R$ 4 milhões, devendo estar concluídas em 180 e 150 dias, respectivamente.

Assessoria de Imprensa do DER
Kélia Jácome (ascom@der.ce.gov.br 85 31015310)