Seminário discute logística portuária

5 de novembro de 2009 - 03:00

A integração portuária e os investimentos no setor são alguns dos temas abordados IV Seminário SEP de Logística e da Mostra de Tendências de Logística Norte e Nordeste, aberto nesta quarta-feira (3) no Marina Park Hotel. O evento é promovido pela Secretaria Especial de Portos (SEP) e Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph) e prossegue até o dia 7. O Secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele, participou da abertura que foi feita pelo ministro-chefe da Secretário Especial de Portos, Pedro Brito, gestores de empreendimentos portuários do Norte e Nordeste e de setores ligados à atividade. A Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos), ligada à Seinfra, também participa do evento.

O Seminário visa apresentar a estrutura portuária do norte e nordeste do País e discutir os pontos positivos e negativos da logística do Norte e Nordeste. Até sábado (7) serão debatidos temas relacionados a investimentos em logísticas, perspectivas de projetos para 2010 e a expansão da estrutura portuária norte/nordestina, bem como a cabotagem e a integração de ferrovias e rodovias ao sistema portuário brasileira, discutindo carências e tendências desses temas. Também serão apresentadas palestras com a participação de gestores do porto de Valência, Espanha, referência de eficiência portuária européia, e o Deputado Ciro Gomes, que discorrerá sobre aspectos econômicos do Norte/Nordeste.

O seminário da SEP tem área destinada a expositores do setor, como a Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos), Companhia Docas do Ceará (CDC), Companhia Docas do Pará (CDP), Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Governo do Estado do Ceará, Companhia Transnordestina e o Porto de Suape apresentarão projetos e os trabalhos que estão sendo desenvolvidos em suas regiões.   
 

Programação

DIA 05/11
Seminário – restrito à convidados da SEP
09:00h às 11:00h – Abertura dos Trabalhos
Palestra Integração Porto/Rodovias
Humberto Gomes – ECOVIAS
11:00h às 13:00h – Palestra Integração Porto/Ferrovia
Sérgio Carrato – MRS
 
Palestra Aberta ao Público 
16:00h às 18:00h – Palestra Internacional: Gestão Portuária e Garantia de
Qualidade nos Serviços
Ramón Gomez Ferrer Boldova – VALENCIAPORT/Espanha
14:00h às 21:00h – Mostra de Tendências de Logística
do Norte e Nordeste.

 

DIA 06/11
Seminário – Restrito para Convidados da SEP
09:00h às 11:00h – Palestra Internacional: Marca de Garantia
Emílio Aliaga – VALENCIAPORT/Espanha
11:00h às 13:00h – Palestra: Estímulo a navegação de cabotagem
Paulo Ho
Marcos Paulo Bogossian
Luiz Hamilton Mendonça – SEP

Encerramento do Seminário Interno

Palestra Aberta ao Público
16:00h às 18:00h – Palestra sobre Economia e Logística Nordestina
Deputado Federal Ciro Gomes
14:00h às 21:00h – Mostra de Tendências de Logística
do Norte e Nordeste

DIA 07/11
 
14:00h às 21:00h – Mostra de Tendências de Logística do Norte e Nordeste (Aberta ao Público)