Ceará inicia operação pioneira de sistema de transporte intermunicipal

18 de novembro de 2009 - 03:00

O Ceará saiu na frente e começa a implantar, a partir de agora, o primeiro sistema de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros do País organizado por licitação. As Ordens de Serviços que autorizou às empresas vencedoras a iniciarem a operação foi assinada nesta quarta-feira (18) pelo governador Cid Gomes, em solenidade pela manhã no Palácio Iracema. Com o novo modelo os usuários terão, entre outros benefícios, uma redução no preço das tarifas, em média 14%, segurança, conforto nas viagens, uma vez que a média de idade dos ônibus terá que ser de cinco anos, aumento do alcance das linhas, entre outros. “Os passageiros desse sistema, que sempre foram o principal foco do Governo do Estado, usufruirão de um transporte seguro, confortável e pagarão menos por esse serviço, superando toda a precariedade que existia no antigo sistema”, disse o Governador.

O novo sistema deverá atender uma demanda mensal de aproximadamente 1,2 milhão de passageiros, abrangendo todas as regiões do Estado, exceto a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O secretário-adjunto da Seinfra, Otacílio Borges destacou o trabalho planejado para culminar o processo com pleno êxito. “O trabalho foi inciado com uma pesquisa de satisfação junto aos usuários dos transportes intermunicipais, levantamento da situação das linhas, fóruns regionais para discussão das mudanças com todos os setores da sociedade, audiências públicas e a formatação de uma licitação que atende aos interesses de ambas as partes, passageiros e empresários”, reforçou.

O novo sistema, regulamentado através de processo licitatório aumentará a circulação da frota em 380 ônibus, devendo os ônibus serem equipados com sistema de ar-condicionado e idade mínima de cinco anos. O preço médio das tarifas será 14%, menor, chegando a 19% em alguns lotes. O superintendente do Departamento de Trânsito do Ceará (Detran), João Pupo, destacou que o novo sistema elevará a cobertura do transporte rodoviário intermunicipal em cerca de 91 linhas, gerando empregos diretos para cerca de 1.250 pessoas.

Entram em operação no momento, sete dos oito lotes licitados, sendo operados pelas seguintes empresas: Pólos de Aracati, Russas, Morada Nova e Limoeiro do Norte, pela empresa São Benedito Autovia Ltda; os municípios pólos de Baturité e Quixadá, pela empresa Fretcar Transporte, Locação e Turismo Ltda; os municípios pólos de Canindé, Crateús e Tauá, pelo Consórcio Viação Princesa dos Inhamuns/Gontijo; o município pólo de Sobral, pela Expresso Guanabara S/A; o município pólo de Iguatu, pela Empresa Guanabara S/A; os municípios pólos de Crato e Juazeiro do Norte, pela Expresso Guanabara S/A e o aglomerado urbano do Crajubar (constituído pelos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Missão Velha), com linhas regionais operadas pela Auto Viação Metropolitana Ltda. A área de operação que abrange municípios como Itapipoca, Paracuru, Paraipaba, Jijoca de Jericoacoara e Cruz, e outros localizados no Litoral Oeste do Estado, ainda não teve seu julgamento finalizado, uma vez que ainda estão passando por fase de habilitação.

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra
José Milton/Luiz Guedes (josemilton@seinfra.ce.gov.br 85 31013763)