Metrô: contribuições devem ajudar na formatação de novas licitações

18 de novembro de 2009 - 03:00

O segundo dia da audiência pública para discutir equipamentos e tecnologia para o Metrô de Fortaleza foi concluído nesta quarta-feira (18) com uma grande contribuição de fornecedores de equipamentos da área para a formatação do edital de licitação para a expansão do serviço. Durante dois dias, empresários e representantes da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos discutiram a extensão do Metrô com as Linhas Oeste e Leste.

O gerente de controle e tráfego da Diretoria de Operação e Manutenção, Antonio Chalita, apresentou aos fornecedores especificações técnicas dos sistemas de ventilação, telecomunicações e oficina. Na terça-feira (17), foram expostos os sistemas de sinalização e controle, controle centralizado operacional, energia e catenária.

Além de expor os critérios técnicos das Linhas Leste e Oeste, a audiência pública também teve como objetivo fazer um levantamento dos custos para a expansão do Metrô. “Com essa audiência pública estamos criando um instrumento legal para ratificar ou determinar os preços que vamos aplicar na licitação das Linhas Leste e Oeste”, explica o presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Rômulo Fortes. 

A Linha Oeste vai seguir o mesmo traçado que hoje é operado por trens ligando o Centro de Fortaleza a Caucaia. Serão 19,5 km, sendo 16,9 km em superfície, 2,2 km em elevado e 0,4 km em subterrâneo. A Linha Oeste já tem um projeto básico consolidado. Falta a contratação de um projeto executivo. Já a Linha Leste será construída ligando o Centro de Fortaleza à Universidade de Fortaleza (Unifor). Serão 10,7 km totalmente em subterrâneo. O estudo de sua viabilidade técnica está sendo concluído.

Assessoria de imprensa
Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br 3101.7183)